Sejam Bem-vindos!

Este blog foi desenvolvido para discutir, informar e difundir os desafios do marketing no mundo atual, ajudando a realização da venda com excelência.

quarta-feira, 29 de agosto de 2007

“O Dilema da Inovação”

Por Marcelo Coppola
www.bloginovacao.globolog.com.br

Um craque da inovaçãoHá dez anos, Clayton Christensen lançou “O Dilema da Inovação”, que se transformou rapidamente num clássico da literatura de negócios. O professor da Harvard Business School defende a idéia de que uma boa gestão não basta para o sucesso de uma empresa, que estará sempre ameaçada por aquelas que conseguirem criar novos mercados. Christensen comemorou a efeméride com uma entrevista ao site da BusinessWeek, na qual mostra mais uma vez que é daqueles que vêem o óbvio onde ninguém vê nada. Um exemplo. Milhões de pessoas usam hoje seus carros como um escritório. Surpreendentemente nenhum fabricante criou um veículo que atenda a essa necessidade. Os motoristas brecam numa esquina e o laptop é lançado para o chão. Quando precisam conectar o equipamento, saem em busca de um lugar com hotspot. Não conseguem recarregar a bateria do computador dentro do carro. O banco de trás vira um depósito improvisado de documentos. “Se você entender a vida dessas pessoas, as oportunidades para se diferenciar são extraordinárias”, diz. Sobre a sensação do momento, o Iphone, diz que não é uma tecnologia de ruptura, mas um avanço de alcance limitado. Acredita que o aparelho da Apple terá um sucesso de curta duração e será alcançado pelos produtos dos concorrentes. Quem quiser ler a íntegra da entrevista vá ao site da Business Week.

Nenhum comentário:

Gualber Calado faz palestra no 1 Franchising Nordeste - Recife 2009