Por Marcelo Coppola
www.bloginovacao.globolog.com.br
Um craque da inovaçãoHá dez anos, Clayton Christensen lançou “O Dilema da Inovação”, que se transformou rapidamente num clássico da literatura de negócios. O professor da Harvard Business School defende a idéia de que uma boa gestão não basta para o sucesso de uma empresa, que estará sempre ameaçada por aquelas que conseguirem criar novos mercados. Christensen comemorou a efeméride com uma entrevista ao site da BusinessWeek, na qual mostra mais uma vez que é daqueles que vêem o óbvio onde ninguém vê nada. Um exemplo. Milhões de pessoas usam hoje seus carros como um escritório. Surpreendentemente nenhum fabricante criou um veículo que atenda a essa necessidade. Os motoristas brecam numa esquina e o laptop é lançado para o chão. Quando precisam conectar o equipamento, saem em busca de um lugar com hotspot. Não conseguem recarregar a bateria do computador dentro do carro. O banco de trás vira um depósito improvisado de documentos. “Se você entender a vida dessas pessoas, as oportunidades para se diferenciar são extraordinárias”, diz. Sobre a sensação do momento, o Iphone, diz que não é uma tecnologia de ruptura, mas um avanço de alcance limitado. Acredita que o aparelho da Apple terá um sucesso de curta duração e será alcançado pelos produtos dos concorrentes. Quem quiser ler a íntegra da entrevista vá ao site da Business Week.
Nenhum comentário:
Postar um comentário