Cada vez mais me preocupo com as empresas que nascem por impulso, sem uma estrutura planejada e sem uma estratégia definida.
Lendo o livro "A Estratégia do Oceano Azul" de W. Chan Kim - Renée Mauborgne, pude perceber a preocupação do autor em determinar que no mundo moderno há espaços para quem é diferente, procura novos mercados e não se preocupa com a concorrência.
Na prática, 99% das empresas não investem em novas estratégias e se limitam ao mercado comum. O principal motivo é o medo de arriscar. No Brasil a criatividade dos empreendedores é latente e até copiada por empresários de outros países, mas os homens de marketing não são valorizados o quanto poderiam ser.
A valorização do marketing tão somente, abriria um canal de criação e novos horizontes e oceanos azuis surgiriam nas empresas. O oceano azul das empresas está dentro da própria empresa, dentro das cabeças de quem a dirige e tem coragem de definir novos caminhos, novos oceanos.
Defendo esta nova linha de raciocínio e, imagino agora não a procura do oceano azul, mas a procura do universo vivo!
Gualber Calado
Administrador
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