Sejam Bem-vindos!

Este blog foi desenvolvido para discutir, informar e difundir os desafios do marketing no mundo atual, ajudando a realização da venda com excelência.

quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Lançamentos: quando dá errado? e quando dá certo?

Por Gualber Calado

A Cerveja com Limão...

O lançamento da cerveja Skol Lemon em 2006 pela Ambev, foi uma aposta sem sucesso!
A cerveja é composta com limão, e bebidas compostas com frutas são uma mistura que possui uma tendência mundial. As cervejas compostas com frutas fazem bastante sucesso na Europa principalmente na Alemanha o terceiro maior mercado de cerveja do mundo. Em novembro de 2006, a empresa também lançou a Hoegaardeen Citrons na França. “A diversificação de sabores é uma tendência mundial. Na Europa também existem cervejas com uma pitada de frutas vermelhas em sua fórmula e a Ambev está atenta a essas inovações”, diz Adalberto Viviani, da consultoria Concept.

Mas, aqui no Brasil ela não vingou. Infelizmente nossa cultura quanto a bebida é muito diversificada porém, há sabores que precisam de muito tempo para serem absorvidos pelo consumidor. O sabor desta cerveja com limão não deve ser do agrado dos "cervejeiros" de plantão. A concorrência ainda não "viu" este segmento como um segmento de futuro, e até o momento outros produtos com as mesmas características não chegaram a grande massa consumidora. (particularmente não experimentei, mas vi muitos comentários negativos sobre elas).

Já no caso da cachaça com Limão...
Esta sim experimentei!
E, é sem dúvida uma boa opção para quem inclusive já espremia uma "bandinha" de limão no copo com cachaça.
A cachaça brasileira já conquistou o mundo, e no Brasil especificamente no Ceará, a Cachaça Colonial foi a pioneira em lançar seus produtos com sabores.

Tornou-se um sucesso devido ao seu paladar suave e inovador.
Sua embalagem é ideal para viagens, festas e praia. Pode ser Bebida gelada, pura ou misturada a coquetéis ou frutas. São três os sabores: Colonial Limão, Tangerina e Menta.

A principal concorrente no mercado a Cachaça Ypióca, resolveu lançar quase que no mesmo instante a Ypióca Limão, um produto composto de Cachaça Ypióca e Limão para criar uma bebida de paladar irresistível. O resultado é uma bebida tão suave que pode ser apreciada pura, gelada ou natural, sem adição de qualquer outro ingrediente.


Comentário:
São dois casos distintos, apesar de serem do mesmo segmento de consumo bebidas alcoólicas, possuem consumidores culturalmente diferentes. No caso da cerveja, a mistura com compostos de frutas, não agradou o paladar dos brasileiros, com uma pequena excessão ao mix de cervejas com vinhos. No caso das cachaças, a presença dos compostos de frutas veio como uma extensão industrial ao que os consumidores já faziam, misturavam a cachaça com sucos os pedaços de frutas, sem falar na tradicional caipirinha brasileira, que além do limão é composta com açúcar e batido numa coqueteira. Os coquetéis são precursores dos mix de cachaças com frutas.

Um comentário:

Anônimo disse...

Ótimo seu Blog!
Irei indicá-lo a alguns amigos e sempre estarei consultando-o.
Jà está salvo em "Meus Favoritos".


Rony Ramos

Gualber Calado faz palestra no 1 Franchising Nordeste - Recife 2009