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quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Como Transformar um Site num Campeão de Vendas.

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Paulo Roberto Kendzerski

Foi-se o tempo em que a internet era um mercado de nicho. Hoje, ela é um mercado de massa, no qual as pessoas não compram por preço, ao contrário do que muitos pensam. Comodidade, agilidade, praticidade e velocidade são as principais razões que levam as pessoas a comprarem pela web. Mas isso só acontece se elas souberem que sua empresa existe. É nesse cenário que a comunicação digital ganha, conforme mostrou Paulo Roberto Kendzerski, em palestra, nesta tarde, na ExpoVendaMais 2008.

A mesma tecnologia que permite que clientes e empresas se comuniquem por diversos meios digitais criando interatividade simultânea também possibilita que sejam criadas comunidades que vão ditar regras na criação de novos produtos e serviços ou até mesmo reunir clientes satisfeitos – e insatisfeitos – para discutir sobre o que você vende. Estar atento ao que falam de sua empresa é uma das formas mais eficazes de trabalhar sua marca na web.

Kendzerski se mostrou impressionado com a quantidade de empresas que se preocupam, no cadastro de clientes em seus sites, em pedir CPF, RG e outros dados que nada agregam. Por outro lado, deixam de lado informações fundamentais para a criação de um database marketing como quem é esse cliente, como se comporta, o que procura em seu site. Lembre-se sempre de que um site bem planejado começa desvendando quem é seu público.

E se você acredita que otimizar resultados em sites de busca é privilégio de grandes empresas, atente-se a estes dados apresentados por Kendzerski:

  • 93% dos brasileiros utilizam o Google.
  • 50% das compras on-line são feitas após pesquisa em ferramentas de busca.
  • Os três primeiros resultados do Google têm 100% de visualização, sendo que 48% dos cliques vão para o primeiro resultado.
  • 36% dos americanos consideram o primeiro resultado do Google a empresa mais importante do setor.

Portanto, quando for trabalhar seus anúncios, seja para ferramenta de busca ou link patrocinado, tenha sempre em mente o conceito de “cauda longa”, criado por Chris Anderson. Seja específico, tenha muito bem definido o quê e para quem deseja vender. Nunca esqueça de que onde há baixa demanda e pouca concorrência a chance de sucesso é maior. Fazer o que os outros fazem e falar como os outros falam é uma das maiores armadilhas da comunicação on-line.


Paulo Roberto Kendzerski é diretor de marketing da WBI Brasil, consultoria especializada em planejamento de WEB Marketing e Comunicação Digital.

Fonte: Expo VendaMais

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