Sejam Bem-vindos!

Este blog foi desenvolvido para discutir, informar e difundir os desafios do marketing no mundo atual, ajudando a realização da venda com excelência.

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Cenários e Tendências

Fonte: Expo VendaMais

fotoFátima Toledo

“Nunca antes na história deste país estivemos tão preparados para enfrentar uma crise internacional.” A declaração de Fátima Toledo funciona como um resumo do que foi falado por ela durante a apresentação.

A palestrante, que foi ao palco para expor cenários e tendências econômicas para o ano que vem, mostrou ao público presente que, apesar de a crise econômica internacional estar cada vez mais próxima dos brasileiros, é preciso se acalmar, pois o momento vivido pelo Brasil é um dos melhores de sua história e tudo leva a crer que o País sairá bem desse momento difícil.

Durante a exposição, Fátima falou sobre o crescimento econômico no Brasil e no mundo, a realidade econômica do País, a crise norte-americana, as reservas do Pré-sal e também sobre os possíveis resultados desse panorama atual. Para ela, o que o mundo está vivendo hoje não chega a ser uma recessão – e nem chegará a esse ponto. A especialista afirma que o máximo que acontecerá é uma desaceleração no crescimento, o que pode até ser bom para a economia brasileira.

Além disso, Fátima deu exemplos simples para que o público entendesse qual é o panorama do Brasil atualmente. Ela explicou que os países que são considerados referência para análise de resultados brasileiros são os do chamado BRIC – Brasil, Rússia Índia e China. Com isso, ela apresentou índices de crescimento, variação de PIB e outros dados que mostraram que o Brasil está crescendo, mas que ainda fica longe desses países que servem de base para análise.

“Um problema não pode ser resolvido pelo mesmo tipo de raciocínio que o criou”. Com a frase de Albert Einstein, Fátima encerrou a palestra e deixou a maior dica no ar: quer sair da crise? Pense diferente!


Fátima Toledo
É professora de Estratégia de Empresas e Cenários e Tendências do Instituto Superior de Administração e Economia da Fundação Getulio Vargas. É doutoranda em Antropologia do Consumo na USP e mestre em Administração de Empresas pela EAESP-FGV, tendo concluído o curso na Melbourne Business School (MBS), Austrália. Graduada em Economia pela FEA-USP e Filosofia pela USP. Atua como consultora em planejamento estratégico, Balanced Scorecard, reposicionamento e gestão de marca.

Nenhum comentário:

Gualber Calado faz palestra no 1 Franchising Nordeste - Recife 2009