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sábado, 11 de outubro de 2008

As pessoas compram o que precisam. Na crise explore outras fatias de mercados.

POR ABRAHAM SHAPIRO

- "O dólar foi a R$ 2,10".
- "Agora está a R$1,90."
- "Subiu de novo para R$ 2,30!!!"
- "Desce da janela, Oscar, já voltou a R$ 1,80 de novo."

Se você é o tipo de pessoa que, se desespera com as oscilações do mercado e acha que todo o lucro da sua empresa depende da bolsa da Ostropólia Setentrional, cuidado. A não ser que você seja um megaespeculador, é quase 100% certo que você esteja preocupado com o que pouco tem a ver com você.Não pense que os analistas estão falando sobre a sua empresa. Eles abordam situações gerais e amplas.

Para que uma análise tivesse diretamente a ver com o seu negócio, ela deveria ser setorial e, mesmo assim, passar pelo crivo de um especialista que considerasse o modo como você e seu pessoal, especificamente, trabalham e o estado atual de suas contas.Continue a produzir e vender. Ficar parado devido à crise é uma atitude que só lhe fará perder clientes e mercado.

Lembra das crises passadas? Confisco de poupança, corte de zeros, congelamento de preços... e sua empresa sobreviveu. Sabe por quê? As pessoas não param de comprar o que precisam.Você é um líder empresarial! A bolsa pode estar despencando, mas há fatias de mercado que nunca foram exploradas por sua equipe de vendas. Faça-os enxergar o que não conseguem ver.

Está aí!!! Comece refletindo sobre o seu modo de trabalhar e injete energia nova sabendo que, por pior que as coisas estejam, há muita gente precisando de seu produto ou serviço.Combata o catastrofismo com trabalho – mas trabalho eficiente... trabalho duro.

Abraham Shapiro é consultor e coach. Suas principais atuações são junto de líderes empresariais e times de vendas.

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