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Este blog foi desenvolvido para discutir, informar e difundir os desafios do marketing no mundo atual, ajudando a realização da venda com excelência.

sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Biruta cria nova mídia mirabolante para o verão

A Biruta Mídias Mirabolantes apresenta o projeto “Praia Limpa” para o verão nas praias do litoral paulista, carioca, sul e nordeste. Será um mix de ações durante os meses de janeiro e fevereiro, onde serão usadas duas máquinas de saneamento, que limparão a areia da praia em 20cm de profundidade, com a mensagem “Mantenha a Praia Limpa”.

Para tornar o projeto mais receptivo, haverá uma tenda onde serão oferecidos gratuitamente aulas e atividades de massagem, ioga, equipe de cooper, alongamento, roda de violão e também o empréstimo de pranchas de surf, discos, petecas, bolas de futebol, bóias infantis e tabuleiro de gamão, em troca de um saco de lixo coletado na praia. “O Praia Limpa” poderá ser visto em propaganda aérea, bikedoor, kite, distribuição de sacolas de lixo.

Fonte: Mundo do Marketing - Bruno Mello

Investimento no setor moveleiro

O ramo cresce acima da média da economia brasileira. Aproveite!

Com crescimento de 17,3% em 2006 e a expectativa de prosperar mais 15% este ano, o setor de móveis vem despontando como uma interessante opção para quem quer investir num negócio próprio.

A expansão do mercado moveleiro está muito acima da média da economia brasileira, de 3,7% em 2006, tomada pela taxa real de crescimento do Produto Interno Bruto, o PIB.

Os motivos? São basicamente três a impulsionar o setor:
1- um boom nos negócios e construções imobiliárias;
2- o aumento no poder aquisitivo das classes mais baixas;
3- as atuais facilidades de crédito, com redução nas taxas de juros e aumento de prazos.

Taí, um setor que ainda tem muito a crescer no Brasil.

Comércio prevê o melhor Natal em dez anos

O desempenho do comércio varejista neste Natal será o melhor dos últimos dez anos, segundo previsões do Instituto para o Desenvolvimento do Varejo (IDV), noticiou a Agência Estado.

As 28 grandes redes varejistas que integram a entidade devem encerrar 2007 com crescimento real de 12% nas vendas na comparação com 2006.

Juntas, essas companhias vão faturar quase R$ 100 bilhões ao longo deste ano. Essas empresas ampliaram em 7,4% o número de pontos-de-venda de 2006 para 2007, passando de 8,7 mil para 9,4 mil lojas.

A área de vendas também cresceu: era de 7 milhões de metros quadrados em 2006 e atingiu neste ano 7,7 milhões de metros quadrados, com alta de 10,8%. O emprego direto no setor nesse período subiu 12,3%, totalizando 383 mil postos de trabalho.

“Este será um ano recorde para o varejo”, afirma o consultor do IDV Emerson Kapaz. Quando se considera o varejo como um todo - não apenas as 28 grandes redes - a projeção é de um crescimento real de 9,3% nas vendas, observa Kapaz.

Crédito farto, calote em queda, recuperação da renda e do emprego são fatores apontados pelo consultor para que o setor atinja esse desempenho.

Ele destaca que os segmentos de eletrodomésticos, móveis e artigos de informática estão com desempenho acima da média do comércio varejista e sustentam neste ano crescimento significativo nas vendas contrariando as projeções que apontavam um certo esgotamento.

Fonte: PEGN

sexta-feira, 16 de novembro de 2007

PRODUTOS GLOBAIS, PREJUÍZO GLOBAIS

Fonte: O Globo
04/11/2007
REF: Consumo Responsável - Erros de Marketing
Consumers International elege os itens que mais afetam os consumidores, todos de multinacionais
por Nadja Sampaio

A matéria é estarrecedora! Como pode uma empresa como a Coca-Cola tão preocupada em transmitir uma imagem de responsabilidade social (vide a entrevista do seu presidente mundial Neville Isdell na seção entrevistas) cometer um erro tão grave!!! Fazer campanhas publicitárias com apelo de "produto saudável" água de torneira é de uma irresponsabilidade incomensurável. No mundo atual, onde a informação circula na velocidade da luz, uma empresa como a Coca-Cola não pode cometer tão grave erro, pois toda o esforço de comunicação e posicionamento de marca, sem nenhum trocadilho, vão por água abaixo. Sem falar nas possibilidade de processos. *Nota do Editor

Água da torneira vendida como mineral; alimentos infantis com o dobro do açúcar recomendado; brinquedos com chumbo; e soníferos para crianças que podem levar ao suicídio. Ficção científica? Fábricas de fundo de quintal? Não. Todos são produtos de empresas multinacionais, com presença global. A fim de denunciar o engodo a que os consumidores são submetidos, a Consumers International elegeu este ano os produtos que mais os prejudicam.

Os eleitos foram a Coca-Cola, por vender água da torneira como se fosse mineral; a Mattel, por vender brinquedos com uma quantidade de chumbo 200 vezes maior que a permitida e culpar a China por isso; a Kellogg, por vender alimentos infantis com 40% de açúcar, quando o recomendado é menos de 20%. O ganhador absoluto foi a Takeda Pharmaceuticals, pelo Rozerem — soníferos para crianças.
A campanha publicitária do medicamento foi veiculada nos Estados Unidos em 2006, sugerindo seu uso para a diminuição do estresse na volta às aulas. A empresa se aproveitou de brechas na legislação americana e não mencionou nos anúncios as advertências sobre os efeitos colaterais, incluindo o possível aumento de pensamentos suicidas.

Os 400 representantes de organizações-membro presentes ao 18º Congresso Internacional da Consumers International, responsáveis pela eleição, levaram em consideração, principalmente, a falta de responsabilidade das multinacionais e o abuso da confiança dos consumidores.
Encontro discute presentes de farmacêuticas para médicos
A Coca-Cola foi obrigada a parar de vender a água Dasani na Inglaterra e desistiu de levá-la para Alemanha e França. Mas as vendas do produto estão aumentando nos EUA, e o produto está tendo grande publicidade em Argentina, Chile, México e outros países da América Latina. A unidade brasileira da empresa afirmou que não comercializa a água Dasani no país.

O presidente da Mattel foi acusado de dificultar uma investigação do Congresso americano sobre a segurança dos seus brinquedos. A Mattel no Brasil foi consultada, mas não se manifestou. A Kellogg foi votada por utilizar métodos persistentes e persuasivos dirigidos às crianças, com o intuito de vender produto com alto conteúdo de gordura, açúcar e sal. Os cereais têm até 40% de açúcar no México; na França, 33%; na Austrália, 36,5%; e na Rússia, 37%. A Kellogg do Brasil afirma que respeita a opinião e a livre manifestação de pessoas e entidades, e esclarece que, de acordo com sua política de marketing global, não faz campanhas publicitárias voltadas para crianças menores de 6 anos. A empresa diz que suas embalagens trazem informações nutricionais e reafirma seu compromisso com a boa alimentação e hábitos saudáveis.

Richard Lloyd, diretor-geral da Consumers International, afirmou que essas companhias multimilionárias têm de ser honestas e transparentes:
— As organizações-membro estão exigindo que essas empresas levem a responsabilidade social a sério.
Um dos assuntos discutidos no congresso foi os presentes que as companhias farmacêuticas dão aos médicos para aumentar as vendas de medicamentos. Um estudo revela que os presentes incluem condi­cionadores de ar, laptops, títulos de clubes, conferências no exterior em hotéis cinco estrelas, automóveis novos e bolsas de estudo.
— A indústria farmacêutica se aproveita da pobre regulação dos países em desenvolvimento para ga­rantir seus ganhos nos próximos 40 anos. Acreditamos que a melhor ma­neira de assegurar um tratamento racional e imparcial é proibir com­pletamente a prática de dar presen­tes aos médicos — afirmou Lloyd.

O congresso, que aconteceu de 20 de outubro 1º de novembro, teve como principais temas o consumo sustentável, a pandemia de obesidade, a ética e publicidade de me­dicamentos, e o crédito e endivida­mento dos consumidores. Na aber­tura do evento, Lloyd destacou que a entidade está se concentrando nos grandes assuntos que demandam so­luções internacionais, usando sua in­fluência para identificar abusos e le­var a cabo ações coletivas.

Paralelamente às discussões do congresso, foi realizada a assembleia geral, com a presença de 220 or­ganizações de 113 países, que elegeu o novo presidente mundial da Consumers International, Samuel Ochieng. Ele sucederá a brasileira Marilena Lazzarini, coordenadora-executiva do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec).

O queniano Ochieng é o primeiro presidente africano da Consumers International. Em seu discurso, ele prometeu dar continuidade ao tra­balho desenvolvido por Marilena, que reestruturou a entidade, tornan-do-a mais voltada a campanhas glo­bais e à busca de resultados efetivos nos padrões de consumo.

Representantes de empresas participam pela primeira vez
Outra novidade do congresso foi a participação de representantes do setor de alimentos (Pepsico e Uni-lever) e do setor farmacêutico (Fe­deração Internacional das Associa­ções dos Produtores farmacêuti­cos). Marcos Pó, consultor técnico do Idec, diz que as discussões foram muito abertas, e um dos pontos destacados pelos representantes das empresas foi o do poder das parcerias improváveis:
— Reconhecemos que temos um pequeno terreno em comum cercado por um mar de divergências, mas devemos ampliar sempre esse ter­reno. O Idec já vem travando alguns diálogos com as companhias no Bra­sil. Por exemplo, já conversamos com empresas de fast-food sobre o aperfeiçoamento da informação nutricio­nal e conseguimos mudanças.

O Idec foi eleito membro do Comité Executivo. Para Marilena, o congresso e a assembleia são fundamentais para dar novas energias às organizações de direitos dos consumidores.

Premio internacional aos piores produtos de 2007

Coca-Cola

Na categria de marketing de bebida, por dar continuidade à comercialização internacional de sua água engarrafada, Dasani, apesar de admitir que a água era proveniente das mesmas fontes que a água potável distribuída nas torneiras. Retirada das prateleiras do Reino Unido, em boas vendas em EUA, Argentina, México e outros países da América Latina. Vendida como água mineral, a empresa usava apelos de marketing como "filtrada com um sistema de purificação com tecnologia de ponta", iludindo os consumidores. Segundo a Consumers International, "extrair lucros de fontes frágeis de água é insustentável e irresponsável, e vai contra os direitos básicos dos consumidores de todo o mundo"

Kellogg's

Na categoria pior alimento, a Kellogg's foi a mais votada pelo uso mundial de personagens, como o ogro Shrek, que atraem as crianças. Em 2006, a empresa gastou US$ 916 milhões em publicidade, para vender cereais compostos de até 40% de açúcar, quando o recomendado por especialistas é menos de 20%.

Mattel

Na categoria brinquedos, a mais votada foi a Mattel por criar obstáculos às investigações do Congresso dos Estados Unidos sobre a segurança dos brinquedos e por tentar transferir a responsabilidade do recall que afetou 21 milhões de produtos para os fabricantes chineses. Um dos brinquedos afetados pelo recall ocorrido este ano continha mais de 200 vezes a quantidade de chumbo, permitida nos EUA.

Takeda Pharmaceuticals

O vencedor geral foi da categoria de marketing farmacêutico, para a Takeda Pharmaceuticals, com o produto Rozerem, que são pílulas para dormir para crianças. A campanha foi veiculada nos Estados Unidos em 2006, na época das volta às aulas, e a empresa foi considerada duplamente irresponsável ao se aproveitar de brechas na legislação e por não informar no anúncio que um dos efeitos colaterais do produto era aumentar a frequência de pensamentos suicidas em pacientes depressivos.

GLOBO E NATURA ENTRE AS DEZ MAIORES

Da Gazeta Mercantil
29/10/2007

As duas empresas brasileiras estão numa seleta lista das marcas mais poderosas no País. Rede Globo, Coca-Cola, McDonald’s, Omo (Unilever), Nestlé, Sony, Nike, Unilever, Ninho (Nestlé) e Natura são as dez marcas mais poderosas do País, segundo levantamento da Superbrands Brasil, subsidiária da companhia global de pesquisa de marcas Superbrands, que atua em 75 países.

Dentro da lista das dez mais, as marcas Omo, Sony e Unilever subiram de posição em relação ao ano passado. Segundo o sócio e CEO da Superbrands Brasil, Gilson Nunes, a subida de posição da Omo, da sexta para a quarta colocação, foi gerada pela melhora da qualidade da comunicação, com a campanha "50 anos de Omo", feita pela agência Borghierh/Lowe.

O trunfo da Sony, aponta Nunes, foi a criação da marca de TVs de LCD Bravia, em outubro de 2005. "Para não gerar conflito de identidade de marca para a Sony, decidimos trabalhar com submarcas, cada uma com sua personalidade", explica o gerente de comunicação e propaganda da Sony Brasil, Marcos Trugilho. A Sony lançou semana passada campanha de lançamento da nova linha Bravia, com aporte de R$ 20 milhões e criação da Dentsu (off-line) e Lov (on-line).

A Unilever colhe os frutos da mudança de estratégia da marca nos últimos três anos, quando passou a vincular seu nome aos produtos. A empresa lançou em maio deste ano o primeiro anúncio corporativo, criado pela agência Ogilvy, em canais de TV a cabo e salas de cinema, com a " família Bernardinho" (técnico da seleção de vôlei), na qual apresenta os produtos da empresa.

As marcas BMW e Skol (AmBev) saíram neste ano da lista das dez primeiras, que no ano passado registrou: Rede Globo, Coca-Cola, McDonald’s, Nike, Nestlé, Omo, Ninho, Sony, BMW e Skol.A BMW, que caiu da 9 para a 11 posição, é caracterizada por ser uma empresa de estratégia discreta e sofreu com posturas mais agressivas das concorrentes de mesmo prestígio Audi e Mercedes-Benz.

A queda da Skol, da 10 para a 17, se deve as restrições que as marcas de cerveja tiveram para realizar propagandas na TV, e pela preocupação dos consumidores em cuidar da saúde, diz Nunes. "Todas as marcas de cerveja estão sofrendo por esses motivos." O executivo cita também o processo de "comoditização" do mercado de cerveja como outro fator que levou à queda da marca da AmBev no ranking. "O consumidor não vê diferença entre as marcas e olha mais para o preço.

"As marcas que mais subiram de posição foram Havaianas (SP Alpargatas), Bradesco, Parmalat, Toyota e Vivo. O Bradesco (55 para 33) subiu com o posicionamento Bradesco Completo, criado pela agência Neogama/BBH em abril de 2005. A Parmalat (46 para 25) conseguiu manter sua imagem e credibilidade intactas apesar da crise financeira que passou, e a Toyota (59 para 15) colhe os frutos do crescimento global da empresa.

Já a Vivo (84 para 51) melhorou de colocação, conta Nunes, pela mudança de posicionamento, "saindo do viés comum das empresas de telecom, de falar em tarifa e pacotes, para discutir qualidade dos serviços". E as Havaianas (102 para 34) subiu com o fortalecimento da estratégia de comunicação.
Sobre o fato de a pesquisa apontar apenas duas marcas nacionais entre as dez mais poderosas, Nunes observa que o Brasil é um mercado de commodities e está ainda numa fase embrionária de criação da imagem de grandes marcas. "Há também a globalização, com a maior participação de grandes marcas globais no País, que compram marcas locais."

O desempenho das marcas foi avaliado por 5,221 mil consumidores/clientes (com peso de 50% no resultado), 250 diretores e gerentes de marketing das principais empresas do Brasil (10%), e um conselho independente (50%). Balizada por parâmetros da Brand Finance, companhia global em avaliação e gestão da marca, as marcas foram avaliado através de aspectos como: produtos e serviços; distribuição; pós-venda; preço; marketing; governança corporativa e responsabilidade sócio-ambiental.

segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Prefeitura do Rio proíbe propaganda nos sinais de trânsito

Decreto diz que medida é para melhorar controle urbano e garantir segurança de motoristas.
Fiscalização ficará a cargo da Guarda Municipal e da prefeitura.

A prefeitura do Rio publicou no Diário Oficial desta segunda-feira (12) decreto que proíbe a distribuição de material gráfico de propaganda nos sinais de trânsito da cidade. De acordo com a prefeitura, a medida foi tomada não só para reforçar o controle urbano, como por razões de segurança de motoristas e passageiros, abordados por falsos distribuidores de venda de imóveis. Segundo o decreto, os infratores vão ter o material apreendido e as empresas ou pessoas que assinam o material gráfico serão multadas. A fiscalização ficará a cargo da prefeitura e da Guarda Municipal. A secretaria de Governo do município pretende mapear, até o fim desta tarde, as áreas de maior incidência deste tipo de propaganda e divulgar os valores das multas.

Fonte: G1

sexta-feira, 9 de novembro de 2007

PETROBRAS UMA DAS MAIORES DAS AMERICAS!

Petrobras sobe do 9º para o 5º lugar entre maiores empresas do continente.
Após anúncio de megacampo, valor de mercado da empresa atingiu US$ 221,9 bilhões.Em valor, estatal fica atrás apenas da Exxon Mobil, General Electric, Microsoft e AT&T.

A forte alta registrada pelas ações da Petrobras na quinta-feira (8), após o anúncio da descoberta de uma gigantesca reserva de petróleo e gás, alçaram a companhia à condição de quinta maior em valor de mercado entre as empresas de capital aberto de toda a América e à primeira da América Latina.
Segundo cálculos divulgados nesta sexta-feira (9) pela empresa de consultoria Economática, o valor de mercado da Petrobras no fechamento da quinta (8) chegou a US$ 221,9 bilhões, fazendo com que a empresa saltasse do nono para o quinto lugar entre as empresas mais valiosas da América.

A Petrobras só é superada agora em valor de mercado na América pela Exxon Mobil (US$ 488,6 bilhões), General Electric (US$ 394,3 bilhões), Microsoft Corp. (US$ 325 bilhões) e AT&T (US$ 238,6 bilhões).

Segundo a Economática, a valorização da companhia petrolífera na quinta-feira lhe permitiu superar em valor a Procter & Gamble, que passou à sexta colocação, com um valor de US$ 220 bilhões; o Google (US$ 217,1 bilhões), a Berkshire Hathaway (US$ 208,3 bilhões) e o BankAmerica (US$ 193 bilhões).
Após o anúncio da descoberta de uma reserva que pode conter entre 5 e 8 bilhões de barris de petróleo, as ações ordinárias da companhia petrolífera subiram na quinta-feira 16,73%, enquanto as preferenciais registraram alta de 16,44%.
A empresa, que deve anunciar seus resultados financeiros até o terceiro trimestre do ano no fechamento dos mercados desta sexta-feira (9), anunciou a descoberta de uma nova reserva na Bacia de Santos, com um volume de petróleo que pode superar a metade dos cerca de 10,573 bilhões de barris de suas reservas provadas.

"Estima-se o volume recuperável de óleo leve de 28º API em 5 a 8 bilhões de barris de petróleo e gás natural", divulgou a companhia petrolífera, em nota enviada aos mercados.
Fonte: agência globo.com

terça-feira, 6 de novembro de 2007

PAPAI NOEL É A IMAGEM COMERCIAL MAIS PODEROSA DO MUNDO, SEGUNDO CONSULTORIA

CIDADE DO MÉXICO, 20 dez (AFP)
Papai Noel, Santa Claus, São Nicolau. Como quer que se chame, o simpático e rechonchudo velhinho de barba branca é considerado "a marca mais poderosa do mundo", à qual recorrem firmas internacionais para se fortalecer, assegurou nesta quarta-feira uma consultoria mexicana.

Apesar de não ser exatamente uma marca registrada, "as vendas da imagem de Santa Claus superam todas as mais bem sucedidas campanhas promocionais de empresas como Microsoft, Coca-Cola, Ford, Sony, Mitsubishi", assegurou a consultoria de marketing Eventum.

Além disso, a imagem do famoso personagem natalino "é responsável por muitos bilhões de dólares em vendas e atos de caridade" e "vende mais que todas as marcas comerciais mais fortes do mundo juntas".
O brasileiro Francisco Rodrigues (este aí na foto ao lado) trabalha bastante todo mês de dezembro para empresas americanas, hispânicas e brasileiras em várias cidades nos EUA.

O diretor da consultoria, Alfonso Noriega, identificou a essência da marca 'Santa Claus" com "a bondade, já que representa o trabalho duro, a recompensa e o dar o melhor de nós mesmos".

Outra característica que contribui para o seu êxito, acrescentou o especialista, são "valores consistentes (como a generosidade e a recompensa), visibilidade permanente no Natal, mensageiros que promovem seu ideal e conexão emocional com as pessoas".

A primeira imagem do Papai Noel remonta a 1863, ano em que apareceu publicada no jornal americano Harper's Weekly Newspaper, por obra do alemão Thomas Nast.

Desde então, muitas empresas têm tentado se apropriar de sua imagem, "as quais desejam tê-la como parte de seus ativos e associada com seus produtos", destacou a Eventum. "No entanto, a Coca-Cola é a que obteve o maior êxito", acrescentou.

A empresa de bebidas americana "colaborou para construir a imagem que temos atualmente de Santa Claus", pois criou, em 1931, a imagem internacionalmente conhecida do personagem.

Fonte: Potal G1

Solução para as Grandes Cidades



O City Car, um veículo elétrico de dois lugares, poderá ser a solução do trânsito caótico das grandes cidades. Desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos Estados Unidos, com o patrocínio da General Motors, o projeto do carro se destaca por ter o uso compartilhado entre seus usuários. O pequeno automóvel pode ser encaixado a até seis outros modelos iguais, como um trem.

Outro ponto positivo é o tamanho – cinco City Cars ocupam o mesmo espaço de um carro convencional. Em desenvolvimento desde 2003, um dos modelos do carro terá somente uma roda dianteira, que irá girar 360º e estará integrada ao motor, diminuindo ainda mais o espaço ocupado nas ruas. Além disso, tem um desenho arrojado, o que irá permitir manobras sensíveis principalmente na hora de estacionar. O protótipo do modelo deve estar pronto em 2008.

segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Nasce o primeiro Laboratório de Vendas do Brasil

As consultorias Thinker e Grupo Cherto, ambas especializadas em soluções para empresas que precisam vender mais e melhor, resolveram se associar e criaram uma nova organização: a ID Sales, que vai atuar exclusivamente em mercados de alta especificação e não “comoditizados”.

O objetivo principal é ajudar a aumentar a eficiência de grandes corporações nas chamadas vendas de alta performance, aquelas normalmente complexas e que produzem reflexos profundos em uma organização, seja por conta do valor, da importância estratégica ou do volume de produtos e serviços envolvidos.

A ID Sales nasce apoiada na experiência de seus sócios, que atuam há vários anos (e vão continuar atuando) nas áreas de Vendas, Marketing e Canais de Vendas. A Thinker, dirigida por Edison Talarico, é especializada em marketing orientado para soluções em vendas. Já o Grupo Cherto, é referência no mercado latino-americano de Canais de Vendas.

O pacote de soluções oferecidos pela ID Sales é vasto e inclui desde ferramentas de capacitação profissional, gestão de informação e conhecimento, até a padronização de rotinas da área comercial de uma empresa.
O pré-lançamento da nova consultoria vai ocorrer na ExpoManagement 2007, evento que acontece na capital paulista nos dias 5, 6 e 7 de novembro.

quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Estofados modulares in-a-box


Esse é um novo conceito em estofados. A modulação vem atender a um nicho de consumidores que possuem pouco espaço e também dos que procuram estar sempre mudando o visual do ambiente. Os estofados são formados por módulos em forma de "I" e de "L", que você monta como quiser, obtendo as formas mais insólitas (inclusive o cubo que aparece na foto). Muito legal!
Fonte: blog do Cherto

Terceira edição do Superbrands Brasil aponta as maiores marcas do País

De acordo com o levantamento da Superbrands Brasil, as marcas Globo, Coca-Cola, McDonald’s, Omo, Nestlé, Sony, Nike, Unilever, Ninho e Natura são as mais poderosas do Brasil. Em sua terceira edição, o estudo será lançado hoje, em São Paulo, e é resultado de pesquisa que avalia a força da marca, através da análise de conselho independente, diretores e gerentes de marketing das principais empresas, consumidores e clientes espalhados pelo Brasil.
A pesquisa é estruturada pela Brand Finance, onde o índice de força da marca considera: produtos e serviços; canal de distribuição; pós-venda; preço; marketing e comunicação; governança corporativa e responsabilidade sócio-ambiental. “Estes fatores definem a força da marca junto aos públicos-alvo em cada mercado de atuação”, explica Nunes, CEO da Brand Finance no Cone Sul.
A amostra inicial contou com 1,2 mil marcas nacionais e estrangeiras no Brasil. 750 delas foram selecionadas para a pesquisa pelo Conselho Independente da Superbrands, que possui 50% de peso na descisão, além de 250 diretores e gerentes de marketing das principais empresas do país (10%) e 5.221 consumidores/clientes (50%.), que também avaliam as marcas.
Outra novidade é a programação para o lançamento do livro, no Hotel Transamérica, em São Paulo, também amanhã, às 20h30, com a presença de Carl Meyer, CEO e sócio da Superbrands mundial. A partir das 13h30 haverá palestras sobre “Branding na Atualidade: Novos Conceitos, Processos e Ferramentas de Gestão da Marca” e “O Desafio de se Construir Marcas Fortes Através da Comunicação e Marketing”, com explanações de executivos da Coca-Cola, Banco do Brasil, Correios, Kimberly Clark, Sul América, Superbrands, entre outros.
Por Thiago Terra - Mundo do Marketing

Gualber Calado faz palestra no 1 Franchising Nordeste - Recife 2009