De acordo com o levantamento da Superbrands Brasil, as marcas Globo, Coca-Cola, McDonald’s, Omo, Nestlé, Sony, Nike, Unilever, Ninho e Natura são as mais poderosas do Brasil. Em sua terceira edição, o estudo será lançado hoje, em São Paulo, e é resultado de pesquisa que avalia a força da marca, através da análise de conselho independente, diretores e gerentes de marketing das principais empresas, consumidores e clientes espalhados pelo Brasil.
A pesquisa é estruturada pela Brand Finance, onde o índice de força da marca considera: produtos e serviços; canal de distribuição; pós-venda; preço; marketing e comunicação; governança corporativa e responsabilidade sócio-ambiental. “Estes fatores definem a força da marca junto aos públicos-alvo em cada mercado de atuação”, explica Nunes, CEO da Brand Finance no Cone Sul.
A amostra inicial contou com 1,2 mil marcas nacionais e estrangeiras no Brasil. 750 delas foram selecionadas para a pesquisa pelo Conselho Independente da Superbrands, que possui 50% de peso na descisão, além de 250 diretores e gerentes de marketing das principais empresas do país (10%) e 5.221 consumidores/clientes (50%.), que também avaliam as marcas.
Outra novidade é a programação para o lançamento do livro, no Hotel Transamérica, em São Paulo, também amanhã, às 20h30, com a presença de Carl Meyer, CEO e sócio da Superbrands mundial. A partir das 13h30 haverá palestras sobre “Branding na Atualidade: Novos Conceitos, Processos e Ferramentas de Gestão da Marca” e “O Desafio de se Construir Marcas Fortes Através da Comunicação e Marketing”, com explanações de executivos da Coca-Cola, Banco do Brasil, Correios, Kimberly Clark, Sul América, Superbrands, entre outros.
Por Thiago Terra - Mundo do Marketing
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