Papai Noel, Santa Claus, São Nicolau. Como quer que se chame, o simpático e rechonchudo velhinho de barba branca é considerado "a marca mais poderosa do mundo", à qual recorrem firmas internacionais para se fortalecer, assegurou nesta quarta-feira uma consultoria mexicana.
Apesar de não ser exatamente uma marca registrada, "as vendas da imagem de Santa Claus superam todas as mais bem sucedidas campanhas promocionais de empresas como Microsoft, Coca-Cola, Ford, Sony, Mitsubishi", assegurou a consultoria de marketing Eventum.
Além disso, a imagem do famoso personagem natalino "é responsável por muitos bilhões de dólares em vendas e atos de caridade" e "vende mais que todas as marcas comerciais mais fortes do mundo juntas".
O brasileiro Francisco Rodrigues (este aí na foto ao lado) trabalha bastante todo mês de dezembro para empresas americanas, hispânicas e brasileiras em várias cidades nos EUA.
O diretor da consultoria, Alfonso Noriega, identificou a essência da marca 'Santa Claus" com "a bondade, já que representa o trabalho duro, a recompensa e o dar o melhor de nós mesmos".
Outra característica que contribui para o seu êxito, acrescentou o especialista, são "valores consistentes (como a generosidade e a recompensa), visibilidade permanente no Natal, mensageiros que promovem seu ideal e conexão emocional com as pessoas".
A primeira imagem do Papai Noel remonta a 1863, ano em que apareceu publicada no jornal americano Harper's Weekly Newspaper, por obra do alemão Thomas Nast.
Desde então, muitas empresas têm tentado se apropriar de sua imagem, "as quais desejam tê-la como parte de seus ativos e associada com seus produtos", destacou a Eventum. "No entanto, a Coca-Cola é a que obteve o maior êxito", acrescentou.
A empresa de bebidas americana "colaborou para construir a imagem que temos atualmente de Santa Claus", pois criou, em 1931, a imagem internacionalmente conhecida do personagem.
Fonte: Potal G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário