Empresas brasileiras estão investindo na fabricação de calçados na Argentina, como parte de uma estratégia de fortalecer a América Latina contra a concorrência dos produtos chineses, segundo o presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Milton Cardoso, que também dirige a Vulcabras. Na lista, estão Alpargatas, Vulcabras, Dilly, Paquetá e West Coast, segundo informou a Agência Estado.
Todas as empresas já deram andamento aos investimentos. A Vulcabras adquiriu a calçadista argentina Indular; a Alpargatas brasileira está finalizando o processo de compra da Alpargatas argentina, a Dilly e a Paquetá construíram fábricas próprias, e a West Coast deu início a parcerias com empresas locais, que estão produzindo suas marcas, segundo a Abicalçados, que não revelou o montante de investimentos.
Em dois anos, esses investimentos terão gerado 12 mil empregos no país vizinho, que já acusou diversas vezes o setor calçadista brasileiro de inundar seu mercado, conseguindo inclusive impor medidas restritivas ao comércio bilateral do setor. Até 30 de junho passado, o Brasil tinha uma cota de vendas de calçados à Argentina de 15 milhões de pares por ano.
Um novo acordo fechado há poucos dias elevou esse limite para 16,55 milhões. A Argentina, por conta desses acordos restritivos, está em terceiro lugar na lista de maiores importadores do Brasil. Até agosto, foram vendidos ao parceiro de Mercosul 8,4 milhões de pares.
Na última terça-feira (18/09/07), o Ministro da Indústria da Argentina, Miguel Peirano, e a secretária da Indústria Leila Nasser, receberam representantes das empresas brasileiras para discutir a adoção de medidas conjuntas para desenvolver suas indústrias. O Brasil reiterou a proposta de formação de uma cadeia de fabricação latino-americana de calçados.
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