Sejam Bem-vindos!

Este blog foi desenvolvido para discutir, informar e difundir os desafios do marketing no mundo atual, ajudando a realização da venda com excelência.

sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Marketing para doentes?


Nem as macas dos hospitais e clínicas estão escapando de serem usadas como mídia alternativa.
Na foto acima os lençóis das macas estão sendo grafados por marcas que precisam de evidência.
Mais do que isso... é uma oportunidade dos hospitais diminuírem seus custos com este material uma vez que podem ser patrocinados pelos fabricantes e outras marcas que vejam este meio como adequado.
O cuidado
O lado oposto, que é de vincular a marca a momentos desagradáveis.
Afinal de contas, será que vai pegar? dê sua opinião:
Acredito que os doentes não irão notar, talvez os acompanhantes, rsrsrs.
Quanto ao uso das logos nos lençois o cuidado é para o tipo de material usado na pintura, será que não vai provocar alergia?

sábado, 20 de outubro de 2007

No Japão, 30% dos celulares vendidos já têm televisão

Mais de 30% dos telefones celulares vendidos no Japão nos últimos meses estão equipados com um receptor que lhes permite captar a televisão digital terrestre móvel (TNT móvel), segundo informações divulgadas nesta quinta-feira (11) pela Associação de Industriais da Eletrônica japonesa.

Dos aproximadamente 21,95 milhões de celulares vendidos entre abril e final de agosto, 21,73 milhões (99%) são modelos de terceira geração (3G) ou posteriores (3,5G), dos quais 6,67 milhões estão equipados com um sintonizador de televisão.

Esse equipamento permite aos usuários receber o sinal digital dos canais de televisão hertzianos tradicionais. A proporção de celulares com televisão aumenta a cada mês e já alcança 36,7% dos aparelhos vendidos em agosto, informou a associação.

Fonte: G1 - Globo.com

quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Celular de pulso à prova d'água.



Fonte: da Folha Online

O nome é esquisito: Wristomo


O telefone celular está se tornando tão indispensável que agora, no Japão, o usuário já pode até tomar banho com ele no pulso. É que a operadora japonesa NTT DoCoMo lançou um telefone à prova d'água que também funciona como relógio de pulso.
Batizado de Wristomo, o telefone é compatível com serviços de e-mail e possui capacidade de transferência de dados de até 64 kbps (kilobits por segundo) para navegar em sites compatíveis com internet móvel.

Celular de pulso


Celular no pulsoDick Tracy já tinha o dele nos anos 30, mas agora você também pode ter o seu.
Bom, ao menos se morar na China. O relógio-celular Cect Mobile pode até não ser nada bonito, mas traz funções que até o detetive dos quadrinhos ficaria com inveja: além de um celular GSM, o aparelho vem equipado com Bluetooth, MP3, MP4, rádio FM, tela LCD e fones de ouvido.
Ah, e claro, ele também mostra as horas...

Celular? Não é o Transformer.

Celular-transformer o celular que atira de brincadeira.

Não é ilusão. É a mais nova moda no Japão um celular que se transforma num brinquedo para a criançada. Será que vai pegar? veja o vídeo da publicidade.

A CAIXA "MÁGICA" OU LPG370TS

É quase um apetrecho de mágicos: você abre a caixa e aquele cubículo cinza e sem graça se transforma em um computador com tela LCD tripla. Bem mais interessante que um coelho ou um ramo de flores, inclusive. Apesar do nome da empresa, Acme, o mesmo usado pelos produtos comprados pelo Coiote para destruir o Papa-Léguas, o negócio aqui é sério. E não explode.
Cada tela tem 17 polegadas, resolução de 1280x1024 e tempo de resposta de 5ms, e o computador é equipado com Intel Core 2 Quad (de quatro núcleos) Q6600 de 2,4 GHz, placa de vídeo dual nVidia 8800GTX e oito canais de áudio. Pelas configurações, é fácil perceber o público alvo do "brinquedo": gamers que precisam levar suas máquinas para lan-parties. O site do produto não diz quanto ele pesa nem quanto custa, mas algo me diz que não é tão leve assim...nem tão barato.


Fonte: ChipSheep

MARKETING PARA "CÃES" E "GATOS"

Foto: Reuters
FOTO DO DIA - Um cachorro usa uma jaqueta de proteção mostrada numa feira de segurança em Tóquio nesta quarta-feira (17). A roupa, que serve para cães e gatos, proteje contra a chuva e tem um kit de emergência com comida para o caso de o animal ser vítima de um desastre.
"Os cães, devem estar eufóricos e formando filas para comprar o KIT, rsrsrs"

terça-feira, 16 de outubro de 2007

Estação de Reciclagem Pão de Açúcar / Unilever


Serviço de Coleta Seletiva em mais de 80 lojas da rede

Lançadas há seis anos, as Estações de Reciclagem Pão de Açúcar, em parceria com a Unilever, já estão presentes em 89 lojas Pão de Açúcar e tornaram-se referências por sua eficiência, sustentabilidade e responsabilidade sócio-ambiental com a coleta de embalagens pós-consumo.
Desde 2001, já foram recolhidas 14.800 toneladas de plásticos, papéis, metais, alumínios e vidros, o que representa a impressionante média mensal de 322 toneladas.
Além disso, as Estações de Reciclagem Pão de Açúcar – Unilever geram 350 posições de trabalho como Fiscais da Natureza e orientadores, todos ligados a 19 cooperativas de catadores, presentes em 7 Estados brasileiros.
Como medida de incentivo e orientação ao consumidor, as sacolas utilizadas nas lojas onde existem estações de reciclagem trazem no verso informações sobre o tema. Os Fiscais da Natureza supervisionam cada uma das estações e orientam e estimulam os clientes a participarem separando o seu lixo doméstico.
E não para por aí. Este ano, 9 estações de reciclagem receberam coletores de óleo de cozinha usado, material que será destinado para produção de Biocombustível. Só para se ter uma idéia da importância do correto descarte do óleo de cozinha, cada litro de óleo despejado no ambiente contamina 1 milhão de litros de água, o que representa o consumo de uma pessoa por, aproximadamente, 14 anos!
O Pão de Açúcar acredita na reciclagem como a melhor solução para o meio ambiente, pois reutiliza matéria-prima, usa menos recursos naturais e gera empregos.
Clique aqui para ver as Estações de Reciclagem do Pão de Açucar pelo Brasil.

sexta-feira, 12 de outubro de 2007

Cuidado com sua MARCA II



Olha só que imagem!

O homem de marketing deve ter muito cuidado quando for definir junto com seu cliente o visual de sua empresa, veja que a imagem dos dois bonecos poderá nos remeter a uma outra interpretação que não a de uma dentista com seu paciente, mas sim a de uma "posição sexual".

De qualquer maneira postamos-a para apreciação de todos.

quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Marketing e vendas: Unidos pela mesma pulsação

Um casamento quase perfeito
Por Brasílio Andrade Neto e Marco Aurélio Marcondes
Redação de VendaMais

É de conhecimento comum que o setor de vendas é o "coração" da empresa, mas se vendas é o "coração" da empresa, o marketing é as suas "artérias". Até pouco tempo o mundo do marketing era tratado como algo desconexo às vendas. Segundo Steve Cone, reconhecido pelo seu jeito inovador de trabalhar com marketing, diretor-geral do Citigroup e autor do livro Roube estas Idéias, editora M.Books, as empresas que não alinham o departamento de vendas com o departamento de marketing comentem um grave erro.

Marca

O primeiro conceito de marketing que os vendedores devem aprender com seus colegas de marketing é sobre "marca". Steve revela que uma marca é uma pessoa, lugar ou coisa reconhecida. O alicerce está na diferenciação. Marca, em geral, significa uma garantia de um produto ou serviço. Há uma peculiaridade na história que aponta os mercados de mármore como precursores da utilização da garantia inerente à marca. Para anunciar que o mármore era 100% puro, eles marcavam as placas de mármore com as palavras sine e cera, que deu origem à palavra sincero. Isso significa sem cera, garantindo que aquele mármore oferecido era puro e sem fissuras preenchidas com cera.

Os mercadores que vendiam mármore marcado de forma ilícita eram executados. E, atualmente, da mesma maneira, a sanção das empresas que cometem esse tipo de erro também é a morte (encerramento das atividades). As empresas que entenderam o verdadeiro conceito da marca conquistaram o título de referência, tornaram-se sinônimos, por exemplo: a Gillette se tornou sinônimo de lâmina de barbear de qualidade ou a Coca-Cola com a imagem da clássica garrafa que lembra refrigerante que mata a sede.

Publicidade

Um vendedor jamais deve deixar de interagir com as campanhas de marketing. Steve chama a atenção para três ingredientes essenciais para uma publicidade eficaz: empolgação, informação e um apelo persuasivo à ação. Esteja você em qualquer parte do mundo, ao vender um produto ou serviço procure fazer a seguinte pergunta: "Será que meu anúncio, montagem da vitrine, propaganda no rádio, folheto ou outdoor causam empolgação, geram informações reais e despertam o consumidor para parar tudo o que estiver fazendo e comprar o meu produto ou serviço?". A conseqüência de uma publicidade correta é o alcance de cinco situações muito positivas:

1. Motivação dos empregados – A publicidade tem um potencial enorme para motivar seus colaboradores. Anuncie antes de expor externamente, várias vezes dentro da empresa, isso deixará os colaboradores motivados, ficarão interessados e contarão para a família e os amigos.

2. Clientes que sabem por que são clientes – A publicidade impulsiona os atuais clientes a tomarem atitudes. 90% dos novos negócios decorrentes da publicidade virão de seus clientes existentes.

3. Oportunidade de vender – Não deixe de colocar o endereço ou mostrar quando e onde eles podem comprar de sua empresa.

4. Publicidade positiva – Os jornalistas do setor também vêem seus anúncios. Aproveite o interesse deles e faça tudo para cooperar.

5. Construção da marca – Quanto maior o reconhecimento da marca melhor.

Lições sobre clientes

O grande objeto de estudo, que mais uma vez as áreas de marketing e vendas tem em comum, é o o cliente. Os clientes estão sempre em busca de repetir a experiência que os conquistou. Eles voltam porque querem ter a mesma experiência todas as vezes. O momento crucial do relacionamento de um novo cliente com sua empresa é a primeira semana depois da compra inicial. Sob o prisma da psicologia, todos precisam saber que fizeram a coisa certa comprando seu produto ou serviço, é necessário minimizar a ansiedade pós-compra, fazer com que os clientes se sintam bem por terem comprado. Há cinco grupos principais de clientes que devem ser levados em consideração:

1. Clientes evangelistas – Amam você e ponto final. Correspondem a 90% do seu lucro. Você oferece e eles compram. Cuide bem desses clientes, pois merecem uma atenção especial.

2. Clientes não comprometidos – Compram de vez em quando, exigem um grau de persuasão mais elevado e precisam ser convencidos do motivo pelo qual devem comprar. Alguns desses clientes poderão ser os evangelistas de amanhã. Saiba lidar bem com os evangelistas e os não comprometidos e sua empresa crescerá ano após ano.

3. Clientes o preço está correto – Provavelmente, compram de você uma vez, respondendo a uma boa oferta de preço. Essa categoria de clientes só é motivada pelo preço e, possivelmente, por mais nada.

4. Clientes negativos – Tiveram uma experiência ruim no processo de compra na sua empresa, talvez uma má interação no atendimento. O fato é que se você não tomar uma atitude, por exemplo, enviar uma carta a ele com um pedido de desculpas, poderá transformá-lo em um cliente não comprometido ou, até mesmo, em um evangelista.

5. Clientes que desconhecem que são clientes – Talvez eles comprem, por engano, uma ou outra vez, pois não são realmente clientes. Entretanto, você deve lidar com eles como se fossem quaisquer outros. Afinal, nada impede que eles possam, um dia, vir a ser clientes de fato.

Diferenças entre homens e mulheres

Existem duas classificações de clientes que merecem ser estudas, trata-se do homem e da mulher. Observe as principais diferenças entre eles:

» Impulsividade – Os homens costumam agir impulsivamente, as mulheres são mais racionais.

» Praticidade – Normalmente, as mulheres são mais sensatas quando compram alimento, são capazes de fazer uma compra no mercado e ir comprar morangos em outro.

» Fidelidade – Geralmente, os homens são mais fieis à marca que as mulheres. Elas buscam o melhor negócio, mais informações e aspectos práticos de um produto ou serviço. E, quando se trata de serviços financeiros, são mais fiéis às marcas.

» Filantropia – Muitas pessoas contribuem todos os anos para uma vasta variedade de instituições de caridade, mas, em geral, são as mulheres que se sobressaem.

» Lazer – É certo que os homens são mais envolvidos com esportes que as mulheres.

» Aparência – As mulheres investem muito na aparência, desde cosméticos e cremes até partes postiças como cabelos e cílios.

Questões demográficas

Observar dados demográficos pode parecer um tanto quanto exagerado, mas pode ajudá-lo a antever os acontecimentos. Por exemplo: não se pode ignorar que a população mundial está envelhecendo. Uma população mais velha exerce influência em todas as áreas comerciais. Na medida em que a população envelhece, representa queda nas vendas em algumas áreas cujos produtos/serviços não atraem os idosos. Eles saem menos de carro, preocupam-se menos com a moda e não ligam tanto para tecnologia, diminuem suas necessidades domésticas, consomem menos comida, refrigerante e álcool. Em contrapartida, para outros setores como os de medicamentos, assistência médica, entretenimento, entre outros, impulsionam as vendas.

Confira a entrevista exclusiva com Steve Cone autor do Livro Roube Estas Idéias (Editora M.books), acesse o portal VendaMais (www.vendamais.com.br) e clique na seção VM PLUS.

Para saber mais:
Livro: Roube estas Idéias – segredos de marketing
Autor: Steve Cone
Editora: M.Books

Marketing Esportivo "Estratégico"

Fla decide aposentar a camisa 12

Diretoria diz que número será dedicado ao torcedor rubro-negro

De agora em diante, os goleiros reservas do Flamengo precisarão procurar outro número.

Na noite de quarta-feira, a diretoria rubro-negra anunciou a aposentadoria da camisa número 12.

A justificativa é simples: o clube deseja homenagear os torcedores.

O número 12 será oficial da torcida. A decisão já foi aprovada pelo presidente Márcio Braga e deve entrar em vigor a partir do próximo jogo.

A idéia foi dada pelo conselheiro Reginaldo Beltrão. Ele lembrou que o Flamengo vive uma "lua de mel" com seus torcedores e seria um momento propício para imortalizá-los.

No atual Campeonato Brasileiro (2007), os sete maiores públicos são de jogos do Rubro-Negro no Maracanã. A média do clube como mandante é de 28.219 pessoas por jogo.
Fonte: Agência O Globo

Esta é uma típica ação de Marketing Esportivo Estratégico, onde a marca Flamengo reforça seu posicionamento de mercado.
Gualber Calado

Case: OMO - Pesquisa, inovação e comunicação estão na fórmula de sucesso

Por Bruno Mello

Há, na história da humanidade, milhares de adventos que mudaram para sempre os hábitos de todo o mundo. A eletricidade, o telefone e a internet são os exemplos mais latentes. No campo da limpeza, o sabão em pó Omo também é um divisor de águas. No Brasil há 50 anos, o produto é líder de mercado desde o seu lançamento, sinônimo de qualidade e é considerado pelas donas-de-casa como um aliado na hora de lavar as roupas. Até então, elas eram lavadas com sabão em barra.
Formado a partir da expressão inglesa “Old Mother Owl”, Omo iniciou a sua incursão por aqui indo de casa em casa, no inicio dos anos 1960. Equipes de demonstradoras percorreram quase 800 mil domicílios em São Paulo e no Rio de Janeiro distribuindo amostras do novo produto. Nos anos seguintes, novas fórmulas e campanhas publicitárias foram introduzidas para fazer jus a uma de suas maiores características, a inovação.
Outra vitória pela qual o produto passou durante esses 50 anos foi sobreviver à instabilidade econômica do país. “Nos anos 1980, período de grandes dificuldades econômicas, a estratégia de Omo concentrou-se em manter sua qualidade e garantir assim a fidelidade das consumidoras. As campanhas baseadas em depoimentos reais de donas-de-casa procuravam destacar que, mesmo com preço mais elevado que o de outras marcas, Omo era vantajoso pelo rendimento e desempenho superiores”, conta Priya Patel, Diretora de Marketing da área de Higiene e Limpeza da Unilever.

Pesquisas
Como um produto que está na casa de 32 milhões de pessoas de todas as classes e participa do dia a dia de toda a família, mesmo que indiretamente, Omo sofre com os revezes socioeconômicos. Por isso, grande parte do seu sucesso é creditado às constantes pesquisas que faz com suas consumidoras. São os resultados de diversos estudos que balizavam a decisão dos lançamentos que melhor atendem aos variados perfis de consumo da marca. Por isso, a Unilever diversificou a linha de produtos de Omo.

“Temos um ótimo exemplo que é a união das duas principais marcas do portfólio de Higiene e Limpeza da Unilever: Omo e Comfort”, diz Priya. “Omo com Toque de Comfort Aloe Vera e Omo com Toque de Comfort Pétalas de Violeta e Ylang Ylang levam para a consumidora um conceito de lavagem diferenciado, que potencializa os benefícios funcionais dos dois produtos oferecendo uma roupa mais limpa, macia e cheia de perfume. Estas versões nasceram do desejo das consumidoras de ter a mesma fragrância para o amaciante e o sabão em pó, evidenciados em uma pesquisa quantitativa de Hábitos e Atitudes, realizada em 2005”, explica a executiva.


Inovação
A segmentação e a variedade de embalagens começaram com Omo Máquina. A fórmula desenvolvida buscava garantir uma quantidade controlada de espuma para não danificar a lavadora. Em seguida, Omo Progress veio para se adequar tanto à lavagem manual quanto mecânica, Omo Cores, para manter vivo o colorido das roupas, Omo Dupla Ação e, por fim, Omo
MultiAção, o carro-chefe da marca útil em todos os casos. Hoje, o produto conta com as versões Omo Multiação, Omo Baby, Omo Progress Total e Omo com Toque de Comfort Aloe Vera e Omo com Toque de Comfort Pétalas de Violeta e Ylang Ylang.
Ao todo, a Unilever produz, por dia, um milhão de embalagens de Omo. Por ano, esse número chega a 365 milhões. “Se colocadas uma ao lado da outra, alcançam aproximadamente 70 mil km de comprimento, distância suficiente para dar quase duas voltas ao redor da Terra (40 mil km cada)”, ilustra Priya Patel. Além de se fazer presente em muitos lares, Omo está na cabeça dos consumidores. Há 14 anos seguidos o produto é Top of Mind em sua categoria e o mais lembrado dos produtos no estudo realizado pelo Instituto Datafolha. Parte deste sucesso se deve também a comunicação do produto.

Comunicação
A publicidade e as ações de marketing também sempre estiveram na dianteira de inovação. Nas primeiras campanhas o “Teste São Tomé” foi o grande protagonista do lançamento da fórmula Omo Total. Era ver para crer. Hoje, a marca explora o entretenimento e incentiva a liberdade para que as crianças brinquem e explorem o mundo como forma de aprendizado. “A partir de 2000, o conceito de comunicação de Omo começa a se alterar, surge o primeiro diferencial com o slogan ‘Não há aprendizado sem manchas’, para Omo Multiação. Até então voltada para o lado funcional, a marca começa a trilhar um caminho emocional para suas campanhas. Enfatizando o aprendizado infantil”, afirma Priya Patel (foto).
Já o famoso slogam "Porque se sujar faz bem" entra para a comunicação em 2004 com o lançamento do Omo Progress com sistema Bleach. “Omo baseia toda a sua liderança em três pilares: conhecimento profundo das consumidoras e suas necessidades, inovações e consistência de comunicação”, garante a Diretora de Marketing da área de Higiene e Limpeza da Unilever.


Acesse: www.omo.com.br

Fonte: Mundo do Marketing

terça-feira, 9 de outubro de 2007

O ASTRO DE 'HSM' ZAC EFRON USA "HAVAIANAS" NA AUSTRÁLIA


O galã de "High School Musical" Zac Efron usou um modelito bem brasileiro nesta terça-feira, na Austrália.
O ator está no país para apresentar o Kids’ Choice Awards australiano, promovido pelo canal Nickelodeon.Zac compareceu a uma entrevista coletiva em Sydney usando um chinelo bem conhecido por nós, brasileiros: as famosas Havaianas. Será que a moda vai pegar?

segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Criatividade em cartões de visitas II

Veja só estes cartões de visitas.
Acima de tudo são cartões criativos que expressam o marketing pessoal conforme o segmento de atuação de cada profissional. Por que não pensamos em algo criativo sobre nossos próximos cartões de visitas? Caso isso venha acontecer não deixe de enviá-lo para este blog, teremos o prazer de divulgar sua criatividade.


Cartão de visitas de um "personal trainer" impresso numa espécie de elástico onde o cliente já começa a se exercitar antes mesmo de adquirir os serviços do profissional.



Cartão de visitas de um advogado que atua com divórcios, demonstra sua especialidade no assunto logo no primeiro contato.

E não poderíamos deixar de enaltecer a criatividade de um professor de caratê, que inovou seu cartão de visitas de uma forma original e única.
Fonte: blog do Marcelo Cherto

sábado, 6 de outubro de 2007

Caso de Sucesso - Espumas tem nome: Ortobom.

A Industria Cearense de Colchões e Espumas Ortobom - CE, tem desempenhado ao logo dos seus trinta anos de atuação no mercado cearense recordes de vendas no segmento de colchões e laminados de espumas industrial.

Neste ano, o excelente desempenho da equipe de vendas de Laminados de Espumas - Equipe Industrial elevou a filial Ortobom - CE, ao primeiro lugar no Brasil em volume de vendas.

A Equipe Industrial é comandada pelo gerente Sr. Luiz Moura e, tem como consultores vendedores:
Fortaleza - Jorge Alan Furtado, Gualber Calado, Anna Paula Ribeiro, Murilo Andrade (linha de HMPH); Piauí - Cleyson; Interior do Ceará - Serginho ; Telemarketing - Wládia; Adm de Vendas - Paulo do Carmo e Secretário - Washington.

Os números são extraordinários! a equipe conseguiu desde que foi formada em 2004 crescer mais de 500% em participação, e hoje é a filial Ortobom de maior resultados em todo o Brasil.

Neste ano 2007, o volume negociado até o mês de agosto, já ultrapassou toda a venda do ano de 2006.

"Os bons resultados são frutos de uma conquista em equipe. A sintonia entre todos os membros com o apoio da gerencia geral, só eleva a auto estima e motiva-nos a superar obstáculos e conquistar novos horizontes". Diz Gualber Calado.

Parabéns ao diretores da Ortobom pelo sucesso da Equipe Industrial!

sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Produção industrial volta a crescer, novo recorde

A indústria brasileira voltou a crescer no mês de agosto, depois da queda registrada no mês anterior, e atingiu um nível recorde de produção. Segundo a pesquisa mensal do IBGE, as vendas nos setores de alimentos e veículos estão entre as principais influências que puxaram o crescimento de 1,3% em agosto em relação ao mês anterior, segundo informou o G1.

Em relação ao mesmo mês do ano passado, o aumento foi de 6,6%, registrando o 14º resultado positivo consecutivo.

Além desses dois setores, o resultado também foi influenciado pelo crescimento na produção de máquinas e equipamentos e de material eletrônico e equipamentos de comunicações.
“Após variação negativa de 0,4% no mês anterior, o avanço de 1,3% observado no total da indústria, na passagem de julho para agosto, leva o patamar de produção do setor a atingir nível recorde”, diz o IBGE.

No acumulado entre janeiro e agosto, o crescimento foi de 5,3%. A fabricação de máquinas e equipamentos (17,5%) manteve a liderança em termos de impacto sobre o índice geral.

Outras contribuições positivas relevantes vieram de veículos automotores (11,3%), outros produtos químicos (6,3%), metalurgia básica (7,1%) e indústria extrativa (6,0%).

Fonte: PEGN

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

01 Outubro - Dia do Vendedor!

Vender! não existe uma função mais digna que um profissional possa ter!
E, é a venda que faz do vendedor a maior de todas as profissões.
Nada, abala este setor de trabalho,
De geração em geração o fortalecimento das funções dia-a-dia.
Enfrentamos, sol, chuva, catástrofes, tecnologia, governos, em fim...
De tudo pode acontecer, globalização, mudanças...
O vendedor jamais deixará de ser um elo entre quem tem algo para vender e quem deseja comprar.
Respeitem nossa profissão!

O vendedor profissional é aquele que desempenha o papel de consultor em vendas tanto para sua própria empresa (pois fornece informações do mercado, visando a melhoria de seus produtos) quanto para seus clientes (pois trabalha tendências, estoque e público consumidor). É a única profissão no mundo que está sempre se enquadrando e se adaptando as diversas mudanças no mercado. O vendedor, acima de tudo é um bravo, destemido, sonhador e realizador.

Salve o dia do vendedor!
Gualber Calado
Vendedor

Marketing Popular III

O problema agora, é o direito autoral!

Gualber Calado faz palestra no 1 Franchising Nordeste - Recife 2009