Sejam Bem-vindos!

Este blog foi desenvolvido para discutir, informar e difundir os desafios do marketing no mundo atual, ajudando a realização da venda com excelência.

sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Índice revela melhor Natal dos últimos dez anos

O IFV-CA (Índice de Fluxo no Varejo - Count and Act) mediu o fluxo de pessoas nas lojas entre os dias 10 e 15 de dezembro. O resultado apontou para um forte crescimento, de 12,7%, ante a semana anterior (de 3 a 8 de dezembro), informou o site InfoMoney.

Isso significa que, na penúltima semana antes do Natal, o crescimento foi de 5,2% na comparação com 2006, percentual muito superior à previsão, de alta de 1,4%.

O IFV-CA está alinhado com as projeções da PMC (Pesquisa Mensal do Comércio), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que leva em consideração o volume de vendas.

Na PMC, referente ao mês de outubro, houve um aumento de 9,6% no comércio ante o mesmo mês do ano passado. Já o IFV-CA, que antecede a PMC, já apontava um crescimento de 9,2% no fluxo de pessoas para aquele mesmo período.

"O principal motivo para este aumento foram as boas condições do tempo em todo o país, motivando a circulação de pessoas, principalmente nos estabelecimentos de rua. Além do ótimo desempenho do tripé: massa salarial, taxa de câmbio e aumento do crédito pessoal", explica o economista chefe do Núcleo de Estudos e Projeções Econômicas da Gouvêa de Souza & MD.

E a previsão continua positiva. A expectativa do índice é que, na semana mais aquecida de dezembro para o varejo, entre 17 e 22 de dezembro, o fluxo de pessoas nas lojas alcance uma alta de 17,7%.

"Sem dúvida, esse será o melhor Natal dos últimos dez anos", garante o diretor geral da Gouvêa de Souza & MD, Marcos Gouvêa, para quem o fluxo de pessoas nas lojas é um dos principais motivadores das vendas no varejo, seguido pela taxa de conversão e pelo tíquete médio.

ÍndiceO IFV-CA mede, em tempo real, o fluxo de pessoas nas lojas em todo o País e permite a sua correlação com o desempenho das vendas. Trata-se de uma pesquisa inédita no Brasil. No mundo, ela é realizada apenas nos Estados Unidos, há apenas três anos.

O ponto alto é que o índice permite ao empresário avaliar a eficácia das ações de marketing adotadas, bem como projetar cenários futuros. O varejo necessita cada vez mais de ferramentas que o auxiliem em suas tomadas de decisão. Dados como esses são essenciais também para toda a cadeia de suprimentos do setor, desde a indústria até os fornecedores de serviços, para uma melhor programação de estoque, preços, promoções e logística.

Fonte: PEGN - Globo.com

Nenhum comentário:

Gualber Calado faz palestra no 1 Franchising Nordeste - Recife 2009