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terça-feira, 5 de agosto de 2008

DIFERENÇA ENTRE VALOR E PREÇO

A diferença entre valor e preço: "Preço é o que você paga . Valor é o que você leva".

Valor não é algo facultado pela organização. Os clientes é que o determinam. Ele é construído por múltiplas componentes: utilidade do produto, qualidade, imagem resultante da propaganda e de promoções, disponibilidade, visibilidade, serviços e outros cuidados anexos. Valor é algo que advém do ponto de vista do comprador. Se sua percepção atribui baixo valor, o preço será necessariamente baixo. Isto pode significar que "este não é o seu cliente". Se a sua intenção for conseguir um preço melhor pelo bem ou serviço, então será preciso procurar outro comprador para quem a percepção de valor seja maior.

Definir o preço apenas com base em custos é um erro. Se por um lado o custo serve para definir o mínimo preço para que não se tenha prejuízo, por outro, não leva em conta a percepção do cliente – que pode atribuir ao produto ou serviço um valor muito maior. Pense num veículo de luxo fabricado, por exemplo, pela BMW. O custo das matérias primas empregadas em sua construção, os custos de fabricação mais a remuneração do canal de distribuição e venda naturalmente projetaria um valor dezenas de vezes menor que o seu preço de mercado.

A questão é: como alterar a percepção de valor do cliente?
Resposta: introduzindo mudanças – materiais ou conceituais – que criem em sua mente novos significados, novas visões ou aplicações do produto ou serviço. É de percepção que tudo depende.

Opinião: Quando você compra uma furadeira elétrica (ainda existe as manuais), você está comprando na verdade o benefício que ela proporciona, isto é, o "furo".

Fonte: ABRAHAM SHAPIRO com releitura do blog Marekting & Vendas

Um comentário:

Unknown disse...

Olá!
Estou elaborando um trabalho de Marketing referente a valor e preço e sua diferença, vi sua matéria e achei ótima, está bem resumida e em palavras bem simples e claras, com isso ajuda a qualquer pessoa a entender a diferença entre valor e preço.
Parabéns!!!

Gualber Calado faz palestra no 1 Franchising Nordeste - Recife 2009