Sejam Bem-vindos!

Este blog foi desenvolvido para discutir, informar e difundir os desafios do marketing no mundo atual, ajudando a realização da venda com excelência.

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

MUDANÇAS

Quem percebe a diferença entre um dia e outro?

A depender da estação, hoje o sol se porá um ou dois minutos mais cedo ou mais tarde que ontem. Dentro de algumas semanas o dia será mais comprido. Depois as noites é que serão mais longas.

Quem percebe o crescimento das unhas, dos fios da barba ou dos cabelos? A cada minuto eles crescem, mesmo que os nossos sentidos só o constatem após horas ou dias.

Apesar de tudo posto à nossa volta para ensinar uma gigantesca e monumental sabedoria, nós, humanos, impomos uma contradição tola à vida. E desastrosa também. Quando se trata de comportamento, hábito, modo de vida ou competência pessoal, nós nutrimos expectativa de mudança radical e instantânea. Especialmente nos outros. Queremos teimosamente assistir a um espetáculo só comparável à água convertendo-se em vinho.

Ninguém muda assim! Aliás, nem deve, pois o risco de inconsistência e curto prazo de validade lhe inflige ruína.

Mudar é um processo difícil.

Tente responder: "A palavra mudança causa em você medo ou coragem?"

Nada se desenvolve sem mudanças. Quem não pode mudar de opinião não pode mudar nada. É incrível constatar que existem pessoas que esperam progredir sem que nada mude.

Mas é impossível! Você e eu precisamos mudar. É uma necessidade intrínseca.

Além disso, a mudança é uma aliada da versatilidade, da flexibilidade e utilidade.

Quem nunca muda de ideia, nunca corrige seus erros.

Thomas Watson, o fundador da IBM, disse, certa vez: "Existe um mercado mundial para somente cinco computadores". Onde estaria a IBM, hoje, caso seu fundador não estivesse disposto a mudar de opinião?

Ao romper paradigmas e convenções de imediato surgem novas oportunidades.

Justificar as próprias falhas e erros prova apenas que você não tem a intenção de abandoná-los.

Todo progresso deve-se àqueles que não se satisfazem em deixar tudo como está, deve-se àqueles que não têm medo de mudar.

Guarde na melhor área das suas lembranças esta convicção: "A mudança não é uma inimiga; ela é sua melhor parceira". Pense assim, e mais do que uma vida ajustada a seu tempo, você estará em estado de prontidão para o que der e vier.

______________________

Por Abraham Shapiro - consultor e coach.

2 comentários:

Sara Venda disse...

Mudar o nome?! O iogurte grego da danone agora é OIKOS.

Sendo que o produto é considerado por muitos o melhor iogurte do Mundo, o nome do iogurte não estava na sua plenitude a reflectir o que verdadeiramente é o produto.
Assim sendo, para que a sua comunicação se tornasse mais integrada, a Danone decidiu dar um novo nome: OIKOS. Sendo um nome grego consegue agora espelhar a verdadeira essência do prazer de se comer um iogurte grego.

Esta alteração veio assim “carregar”, furtificar a identidade da marca e criar ainda mais valor. Em Portugal, a publicidade foi o instrumento de comunicação utilizado para levar às massas (desde os seus clientes atuais, aos potenciais) a alteração do nome.

O nome da marca é dos primeiros contactos que são fulcrais para criar relação / engadgement com o consumidor de um determinado produto. O iogurte grego da Danone, já detinha uma grande notoriedade/credibilidade junto dos consumidores e por isso alterar o seu nome podia ter sido um completo desastre. Neste caso, este rebranding foi bem “feito”, tendo em conta o facto de que vai à origem daquilo que este iogurte “é” enquanto produto, traduzindo as suas caraterísticas únicas num nome verdadeiramente grego.

A Danone utilizou a televisão como meio para divulgar, informar esta mudança. O uso da publicidade de imagem foi bem conseguido através desse meio, visto que apresenta uma “ avó grega” revoltada por já lhe ter sido roubada a receita do iogurte grego e porque agora lhe queriam roubar o nome grego mais autêntico- OIKOS. A criatividade que a marca teve em utilizar esta personagem para apresentar a mudança de nome aos seus clientes já existentes e aos potenciais, foi bem conseguida, pois junta humor (faz refém o galo de Barcelos para lhe devolverem OIKOS, o que mostra a enorme importância que este nome/ e produto tem e de como é verdadeiramente grego- transportando toda esta interpretação para o valor do produto) e cria uma associação quase que imediata ao novo nome (pela repetição que a avozinha faz do nome OIKOS). Isto foi importante pois acabou por reforçar a afetividade e o caráter único do produto, o reconhecimento (cognitivo e emocional) e a notoriedade, que neste caso não caiem em esquecimento mas acabam sim, por sair reforçados.

A utilização da figura “avozinha” mostra que, nada melhor que uma avó grega para confirmar que “OIKOS da Danone não só tem um nome grego como a cremosidade e o prazer típicos de um iogurte Grego.”

Há uma grande ponte entre o que é mais racional na marca como as suas caraterísticas únicas: (textura- cremosidade, sabor) para o que é emocional (iogurte agora é verdadeiramente grego- avozinha a resmungar) - resultando numa afetividade com aquilo que está a ser anunciado e captando a mensagem: que um sabor tão autêntico como o do grego da Danone tem agora um nome que reflete essa mesma autenticidade.

A comunicação foi feita de forma percetível e inteligível para o seu público-alvo. A alteração destaca-se pela originalidade da marca (Danone)- quer do produto (iogurte grego- agora OIKOS) face às marcas concorrentes como a Nestlé, Vigor por exemplo. Sendo que ao contrário destes exemplos, o iogurte grego da Danone é o primeiro entre os seus concorrentes a ter um nome verdadeiramente grego. Isto só vem reforçar a mensagem de autenticidade e de que este é o verdadeiro iogurte grego- que neste caso é da Danone.

Renato disse...

Saber identificar mudanças para definir um plano de ação é fundamental para qualquer negócio

Gualber Calado faz palestra no 1 Franchising Nordeste - Recife 2009