A Harvard Business Review, em sua edição de Julho, traz ótimas matérias sobre vendas.
Em um dos quadros, está o resultado de uma pequisa com 138 responsáveis por compras business-to-business em grandes empresas americanas. Nesta pesquisa são avaliados os principais erros dos representantes de vendas, do ponto de vista do comprador. Vejam os dados:
- 26% não seguem o procedimento de compras do comprador
- 18% não prestam atenção às necessidades do cliente
- 17% não dão seguimento a assuntos pendentes
- 12% empurram o produto excessivamente, são agressivos ou faltam o respeito
- 10% não explicam adequadamente as soluções
- 6% falam de seu produto de forma exagerada ou incorreta
- 4% não entendem o negócio do cliente
- 3% agem de uma forma muito íntima com o cliente
- 2% não conhecem ou respeitam a concorrência
- 2% outros
Apesar da pesquisa ser americana, serve também para que as empresas brasileiras avaliem seus processos de vendas e a forma de atuação de seus vendedores.
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