Diário do Grande ABC
O Natal já é considerado uma ‘segunda Páscoa’ para os fabricantes de chocolate. As vendas de produtos de chocolate de uso continuado (como barras, bombons e tabletes) devem alcançar 26,1 mil toneladas em dezembro – um aumento de 5% ante o mesmo mês de 2007, segundo a Abicab (Associação Brasileira da Indústria de Chocolate, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados).
A média mensal deste ano estimada pela entidade foi de 23,8 mil toneladas, um crescimento de 4,8% ante o mesmo período de 2007. No ano passado, a média mensal foi de 22,7 mil toneladas, 15,8% acima de 2006 (com 19,6 mil toneladas).
No final do ano, os fabricantes de chocolate estimulam o desejo dos consumidores, exercendo toda a sua criatividade com o lançamento de produtos alusivos à época, seja em formatos, seja nas embalagens ou no conceito. Além de presente pessoal, o chocolate também tem sido oferecido como brinde de empresas, é parte importante das cestas de Natal e também vai à mesa como ingrediente nobre do cardápio das ceias e almoços festivos.
"Nosso lema é que o chocolate qualifica quem dá e agrada a quem recebe", diz o vice-presidente da Abicab, Mauricio Weiand. "É um produto eclético. Pode ser sofisticado, exótico, proporcionar diversão e, ao mesmo tempo, oferece uma grande variedade de sensações de prazer", comenta.
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