A listagem a seguir foi organizada para orientar o leitor interessado em levar adiante seu conhecimento sobre marketing e as áreas a ele relacionadas, como as de macro-tendências de mercado, gestão empresarial, estratégia, branding, comunicação de marketing, inteligência competitiva e criatividade. A lista está separada por área.
Mercado e macro-tendências
DAVIS, Stan e MEYER, Christopher. Future wealth. Boston: Harvard Press, 2000.
DE MASI, Domenico. A sociedade pós-industrial. São Paulo: Editora Senac, 1999.
DRUCKER, Peter. Administrando em tempos de grandes mudanças. São Paulo: Pioneira, 1995.
DRUCKER, Peter. Administrando para o futuro. São Paulo: Pioneira, 1992.
DRUCKER, Peter. Sociedade pós-capitalista. São Paulo: Pioneira, 1993.
EHRBAR, Al. EVA - Valor Econômico Agregado: a verdadeira chave para a criação de riqueza. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1999.
GATES, Bill. A empresa na velocidade do pensamento. São Paulo: Schwarcz, 2000.
GIBSON, Rowan (org.). Rethinking the future. Londres: Nicholas Brealey, 1997.
KEVIN, Kelly. New rules for the new economy. Nova York: Viking, 1998.
NAISBITT, John. Paradoxo global. Rio de Janeiro: Campus, 1994.
RIFKIN, Jeremy. The end of work. Nova York: G.P.Putnam’s Sons, 1995.
TAPSCOTT, Dan. Digital economy. Nova York: McGraw-Hill, 1996.
TAPSCOTT, Dan. Growing up digital. Nova York: McGraw-Hill, 1998.
TERRA, J. Cláudio; GORDON, Cindy e COLLINS, Heidi. Winning at collaboration commerce. Nova York: Elsevier, 2006.
THUROW, Lester C. Building wealth. Nova York: HarperCollins, 1999.
THUROW, Lester C. O futuro do capitalismo. Rio de Janeiro: Rocco, 1997.
TOFLER, Alvin. A terceira onda. Rio de Janeiro: Record, 1980.
TOFLER, Alvin. Powershift. Rio de Janeiro: Record, 1990.
Gestão e estratégia
BOSSIDY, Larry e CHARAM, Ram. Execução. Rio de Janeiro: Campus, 2002.
BRANSON, Richard. Perdendo minha virgindade. São Paulo: Cultura Editores, 1999.
COLLINS, James C. e PORRAS, Jerry I. Feitas para durar. Rio de Janeiro: Rocco, 2000.
DAY, George S. e REIBSTEIN, David J. A dinâmica da estratégia competitiva. São Paulo: Campus, 1999.
DELL, Michael e FREDMAN, Catherine. Direct from Dell. Nova York: HarperBusiness, 1999.
DYER, Davis, DALZELL, Frederick e OLEGARIO, Rowena. Rising tide – Lessons from 165 years of brand building at Procter & Gamble. Boston: Harvard Press, 2004.
GHEMAWAT, Pankaj. A estratégia e o cenário dos negócios. Porto Alegre: Bookman, 2000.
GLADWELL, Malcolm. The tipping point. Boston: Little Brown, 2000.
GROSS, Daniel (org.). Forbes greatest business stories of all time. Nova York: John Wiley, 1996.
HAMEL, Gary e PRAHALAD, C.K. Competindo pelo futuro. Rio de Janeiro: Campus, 1994.
HENDERSON, Bruce D. Henderson on corporate strategy. Cambridge: Abt Books, 1979.
JARZABKOWSKI, Paula. Strategy as practice: an activity-based approach. Londres: Sage Publications, 2005.
KAPLAN, Robert S. NORTON, David P. Organização orientada para a estratégia: como as empresas que adotam o balanced scorecard prosperam no novo ambiente de negócios. Rio de Janeiro: Campus, 2000.
KARE-SILVER, Michael De. Strategy in crisis. Londres: MacMillan Business, 1997.
KIM, W. C. e MAUGBORNE. Estratégia do oceano azul. São Paulo: Campus, 2005.
KOCH, Richard. The 80/20 principle. Nova York: Currency/Doubleday, 1998.
LAW, Andy. Empresa criativa. São Paulo: Negócio Editora, 2001.
LEVY, Michael e WEITZ, Barton A. Administração de varejo. São Paulo: Atlas, 2000.
MINTZBERG, Henry, AHLSTRAND, Bruce e LAMPEL, J. Safári de estratégias. São Paulo: Saraiva, 2000.
MINTZBERG, Henry e QUINN James Brian. The strategy process. Upper Saddle River: Prentice Hall, 1988.
MORITA, Akio. Made in Japan. São Paulo: Cultura, 1986.
NEILSON, Gary L. e PASTERNACK, Bruce A. Results. Nova York: Random House, 2005.
PORTER, Michael E. Competição. Rio de Janeiro: Campus, 1999.
PORTER, Michael E. Estratégia competitiva. Rio de Janeiro: Campus, 2005.
PORTER, Michael E. Vantagem competitiva. Rio de Janeiro: Campus, 1989.
RASIEL, Etham M. The McKinsey way. Nova York: McGraw-Hill, 1999.
SAIANI, Edmour. Ponto de referência: como ser o no 1 e não + 1. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.
SARDINHA, José Carlos. Formação de preço – A arte do negócio. São Paulo: Makron Books, 1995.
SCHULTZ, Howard. Pour your heart into it. Nova York: Hyperion, 1997.
SHONKA, Marc e KOSCH, Dan. Beyond selling value. Nova York: Kaplan, 2000
SLOAN JR., Alfred P. My years with General Motors. Nova York: Currency/Doubleday, 1990.
STEINER, G. Strategic planning: what every manager manager should know. Nova York: Free Press, 1979.
STERN, Carl e STALK JR., George. Estratégia em perspectiva. São Paulo: Campus, 2002.
TREACY, Michael e WIERSEMAN, Fred. The discipline of market leaders. Boston: Addison-Wesley, 1995.
TZU, Sun. A arte da guerra. São Paulo: Cultura Editores, 1994.
Marketing
BOONE, Louis E. e KURTZ, David L. Marketing contemporâneo. Rio de Janeiro: LTC, 1998.
BLACKWELL, Roger. Frond mind to market. Nova York: HarperBusiness, 1997.
CLANCY, Kevin e KRIEG, Peter. Marketing muito além do feeling. Rio de Janeiro: Campus, 2007.
DALRYMPLE, Douglas e CRON, William. Sales management. Nova York: J. Willey&Sons, 2001.
GODIN, Seth. Permission Marketing. Nova York: Simon & Schuster, 1999.
GRÖNROOS, Christian. Marketing: gerenciamento e serviços. Rio de Janeiro: Campus, 1993.
HOLTE, H. Marketing. Nova York: McGraw-Hill, 1981.
HOWARD, John A. Marketing management: analysis and decision. Homewood: Richard D. Irwin, 1957.
HUTT, Michael D. e SPEH, Thomas W. Gestão de marketing em mercados industriais e organizacionais. Porto Alegre: Bookman, 2002.
KOTABE, Masaaki e HELSEN, K. Administração de marketing global. Rio de Janeiro: Atlas, 1998.
KOTLER, Philip e KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing, 12. ed. São Paulo: Pearson, 2005.
LAZER, Willlian e KELLY, Eugene J. Managerial marketing: perspectives and viewpoints. Homewood: Richard D. Irwin, 1962.
LOVELOCK, Christopher. Serviços, marketing e gestão. Rio de Janeiro: Saraiva, 2001.
LOVELOCK, Christopher e WIRTZ, Jochen. Marketing de serviços, 5. ed. São Paulo: Perason, 2006.
MAGALHÃES, Marcos Felipe. Explicando marketing simplesmente. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2006.
McCARTHY, E. Jerome. Basic marketing: a managerial approach. Homewood: Richard D. Irwin, 1960.
McDONALD, Malcolm H. B. Planos de marketing. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
McKENNA, Regis. Marketing de relacionamento. Rio de Janeiro: Campus, 1993.
McKENNA, Regis. Realtime – Competindo em tempo real. Rio de Janeiro: Campus, 1998.
McKENNA, Regis. Acesso total. Rio de Janeiro: Campus, 2002.
MOORE, Geoffrey A. Crossing the chasm. Nova York: Harper Business, 1991.
NAGLE, Thomas T. e HOLDEN, Reed K. Estratégia e táticas de preços. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2003.
NORRIS, G. e HURLEY, J. et al. e-Business e ERP. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2001.
O´DRISCOLL, Aidan e MURRAY, John A. Strategy and process in marketing. Londres: Pearson Prentice Hall, 1996.
PINE II, B. Joseph, e GILMORE, James H. The experience economy. Boston: Harvard Press, 1999.
RICHERS, Raimar. Marketing: uma visão brasileira. São Paulo: Negócio, 2000.
RICHERS, Raimar. Surfando as ondas do mercado. São Paulo: RR&CA Editora, 1996.
RIES, Al. Focus. Nova York: HarperBusiness, 1996.
RIES, Al e TROUT, Jack. Posicionamento – A batalha pela sua mente. São Paulo: Pioneira, 1997.
RIES, Al e TROUT, Jack. Marketing de guerra. São Paulo: Makron Books, 1986.
ROBINETTE, Scott, BRAND, Claire e LENZ, Vicki. Marketing emocional. São Paulo: Makron, 2002.
SEALEY, Peter e CRISTOL, Steven M. Marketing de substituição. São Paulo: Futura, 2001.
UNDERHILL, Paco. Why we buy – The science of shopping. Nova York: Simon and Schuster, 1999.
ZYMAN, Sergio. The end of marketing as we know it. Nova York: Harper Business, 1999.
REICHHELD, Frederick F. The loyalty effect. Boston: Harvard Press, 1996.
Branding
AAKER, David A. Brand equity - gerenciando o valor das marcas. São Paulo: Negócio Editora, 1998.
AAKER, David A. e JOACHIMSTHALER, Erich. Brand leadership. Nova York: The Free Press, 2000.
AAKER, David A. Building strong brands. Nova York: The Free Press, 1996.
ARNOLD, David. The handbook of brand management. Reading: Addison-Wesley, 1992.
GOBÉ, Marc. Emotional branding. Nova York: Allworth Press, 2001.
HOLT, Douglas B. How brands become icons. Boston: Harvard Press, 2004.
KAPFERER, Jean-Nöel. Les marques – Capital de l´enterprise. Paris: Les Éditions d´Organisation, 1995.
KELLER, Kevin L. e MACHADO, Marcos. Gestão estratégica de marcas. São Paulo: Pearson, 2005.
KNAPP, Duane E. The brand mindset. Nova York: McGraw-Hill, 2000.
KOEHN, Nancy F. Brand new. Boston: Harvard Press, 2001.
PETIT, Francesc. Marca e meus personagens. São Paulo: Futura, 2003
SAMPAIO, Rafael. Marcas de A a Z – Como construir e manter marcas de sucesso, 3. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2002.
SCHMIDT, Bernd. Experiential marketing. Nova York: The Free Press, 1999.
SCHMIDT, Bernd e SIMONSON, Alex. Marketing aesthetics. Nova York: The Free Press, 1997.
STRUNCK, Gilberto. Como criar identidades visuais para marcas de sucesso. Rio de Janeiro: Rio Books, 2001.
TEMPORAL, Paul. Advanced brand management. Cingapura: John Wiley, 2002.
TRAVIS, Daryl. Emotional branding. Roseville: Prima Venture, 2000.
Comunicação de marketing
HINE, THOMAS. The total package. Nova York: Little Brown, 1995.
LEVENSON, Bob. Bill Bernbach´s book. Nova York: Vilard Books, 1987.
MESTRINER, Fábio. Design de embalagem. São Paulo: Makron Books, 2001.
OGILVY, David. Confissões de um publicitário. Rio de Janeiro: Bertrand, 1993.
OGILVY, David. A publicidade segundo Ogilvy. São Paulo: Prêmio Editorial, 1985.
PEPPERS, Don e ROGERS, Martha. Marketing um a um. Rio de Janeiro: Campus, 1994.
SAMPAIO, Rafael. Propaganda de A a Z. Rio de Janeiro: Campus, 2003.
SCHULTZ, Don; TANNENBAUM, Stanley e LAUTERBORN, Robert. O novo paradigma do marketing. São Paulo: Makron, 1994.
SÉGUÉLA, Jacques. The pub story. Paris: Hoëbeke, 1994.
STEEL, Jon. Truth, lies & advertising - The art of account planning. Nova York: John Willey, 1998.
WALTERS, Jeffrey S. ROI – Measuring brand communication. Nova York: ANA, 2005.
WUNDERMAN, Lester. Marketing direto. Rio de Janeiro: Campus, 1999.
Gestão do conhecimento, inteligência competitiva e criatividade
DE MASI, Domenico. A emoção e a regra. Rio de Janeiro: José Olympio, 1989.
DI NALLO, Egeria. Meeting points. São Paulo: Cobra Editora, 1999.
GARBER, Rogério. Inteligência competitiva de mercado. São Paulo: Letras e Expressões, 2001.
KAHANER, Larry. Competitive intelligence. Nova York: Simon & Schuster, 1996.
KELLEY, Tom e LITTMAN, Jonatham. The art of innovation. Nova York: Currency/Doubleday, 2001.
LEVITT, Theodore. Innovation in marketing. Nova York: McGraw-Hill, 1962.
MCLEOD JR., Raymond e SCHELL, George P. Management information systems. Nova Jersey: Prentice Hall, 2001.
SCHIFFMAN, Leon e KANUK, Leslie Lazar. Comportamento do consumidor. Rio de Janeiro: LTC, 2000.
SCHWARTZ, Peter. The art of the long view. Nova York: Currency/Doubleday, 1991.
STEWART, Thomas A. A riqueza do conhecimento. São Paulo: Campus, 2002.
TERRA, J. Cláudio, MAGALHÃES, Marcos Felipe et all. Inovação – quebrando paradigmas para vencer. São Paulo: Saraiva, 2007.
Nenhum comentário:
Postar um comentário