Índice é obtido na comparação entre os meses de outubro e novembro de 2008. Entre os estados com acréscimo, o Ceará ocupa a segunda colocação
As vendas do comércio varejista no País caíram 0,7% em novembro de 2008, ante outubro, na série com ajuste sazonal, segundo o IBGE. No entanto, nos resultados regionais, sete unidades da federação tiveram variações positivas. Entre eles, o Ceará, que registrou crescimento de 2,9%. Os outros acréscimos aconteceram no Piauí (3,0%) e em Rondônia (1,7%).
Em relação aos resultados negativos, 20 estados assinalaram quedas. As maiores reduções foram no Rio Grande do Norte (-3,7%), Maranhão (-3,6%), em Sergipe (-3,3%) e no Tocantins (-3,0%).
Na comparação com novembro de 2007, as vendas aumentaram 5,1%. As vendas do varejo acumularam alta de 9,8% de janeiro a novembro de 2008 e o mesmo porcentual no acumulado de 12 meses.
O IBGE divulgou também uma revisão no resultado das vendas do comércio varejista em outubro ante setembro de 2008, de queda de 0,3% apresentada anteriormente para queda de 0,9%. Os técnicos do instituto explicam que a mudança resultou da introdução de novos dados na série com ajuste sazonal, de acordo com a metodologia utilizada na pesquisa.
Fonte: Redação O POVO Online e Agência Estado
Nenhum comentário:
Postar um comentário