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Este blog foi desenvolvido para discutir, informar e difundir os desafios do marketing no mundo atual, ajudando a realização da venda com excelência.

quinta-feira, 18 de março de 2010

Esportes e Sustentabilidade

Veja como a prática esportiva recebe grande influência da sustentabilidade e como o contrário também é bem verdade

Segundo Luís Antônio da Costa, o esporte popular recebe várias denominações, tais como, esporte participação, esporte de tempo livre, esporte lazer, esporte comunitário, esporte para todos, etc. Essa nova concepção aumentou consideravelmente a dimensão social do esporte ao introduzir-se na abrangência do novo conceito de esporte no qual se incorpora o sentido da participação, relacionando a perspectiva de bem comum da participação.
O esporte constitui-se de relações entre grupos sociais urbanos, para combinações de trabalho e vida e para enriquecer a cultura humana. Tornam-se um fenômeno cultural e social, que reflete objetivos econômicos, ideológicos, políticos, culturais, científicos e sociais. O esporte, como instrumento de saúde e lazer, oferece ao homem reações importantes aos sintomas negativos da sociedade atual, levando-o inclusive a uma busca de reencontro com a natureza.
Então, considerando essa premissa, é extremamente interessante a utilização da paixão esportiva como influência cultural. Durante a exposição aos campeonatos e competições, o torcedor se apresenta aberto à influência de seu desportista favorito. Esse comportamento é muito bem explorado pelo chamado marketing esportivo.
A análise das variáveis de influência leva ao entendimento dos motivos que levam as pessoas ao envolvimento e comprometimento com o esporte, e seu consequente consumo. A relação do consumidor esportivo com o produto ocorre em três dimensões: benefícios, atributos e atitudes.
O marketing esportivo demonstra ter um eficiente retorno para as organizações, e sendo assim, é fundamental o estudo desta ferramenta e sua evolução para um melhor aproveitamento. As pesquisas nesta direção vão auxiliar no estudo sistemático do comportamento do consumidor esportivo. Portanto, conhecer os fatores que levam à participação esportiva torna-se cada vez mais necessário para a implementação de diretrizes mais eficientes.
Eis os fatores a serem analisados:
• Envolvimento esportivo
• Fatores ambientais
• Fatores individuais
• Processo de tomada de decisão
Essas variáveis podem ser altamente eficazes para o sucesso para estratégias abordando questões culturais, como no caso dos hábitos em Sustentabilidade, da mesma forma como são geralmente aplicadas pela organização para atingir suas metas e objetivos comerciais. De forma geral, a consequência de um trabalho efetivo nesta área é o desenvolvimento e crescimento da indústria do esporte.
Uma ação interessante, envolvendo o marketing esportivo/sustentabilidade, é a nova coleção de camisas para as Seleções patrocinadas pela Nike. A empresa lançou o novo conceito com uma camisa feita com plástico reciclado de garrafas PET. Oito garrafas são necessárias para fabricar cada peça.
A camiseta também está 15% mais leve, porque muitas partes que antes eram costuradas agora são coladas, como nos macacões de Fórmula 1. Além disso, a camisa tem orifícios cortados a laser, para facilitar a evaporação do suor e deixar o jogador mais confortável e menos pesado.
O contrário também é válido: a pegada de carbono do esporte é relativamente pequena, mas o esporte, como parte da vida, está intimamente ligado a questões ambientais de forma a apresentar oportunidades e ameaças. Um futuro afetado pela degradação ambiental não é um cenário no qual os atletas de elite possam prosperar. Acesso reduzido a espaços limpos reduz a participação de jovens que dependem desse futuro.
O esporte tem a chance de desempenhar um papel preponderante na cena internacional, influenciando as opiniões dos líderes mundiais e do público em geral. Isso pode trazer benefícios significativos para as organizações esportivas e os seus líderes. A capacidade de comunicar em todos os níveis juntamente a associação de saúde também torna o esporte um veículo poderoso para transmitir mensagens ambientais em nome dos patrocinadores. Isto se tornará cada vez mais importante nas grandes corporações que estão sob pressão para demonstrar que são verdes.

quarta-feira, 17 de março de 2010

"SEU INGRESSO VALE UM SORRISO"

joana_mocarzel

Foto: Joana Mocarzel - Criança portadora da síndrome de Down.

O Presidente da Federação Cearense de Futebol, Dr. Mauro Carmélio, numa iniciativa digna de desenvolver campanhas que tenham compromisso com a responsabilidade social, criou a campanha "Seu ingresso vale um sorriso".

A primeira ação da Campanha será no Clássico-Rei deste domingo, 21 de março, Dia Internacional da Síndrome de Down.

Ela consistirá na troca de 1 ingresso por 2 latas de leite em pó (400g), que serão doadas para a Associação Inclusiva de Fortaleza - EXISTIR. A Associação cuida de crianças com síndrome de Down.

No lançamento da campanha a presença do representante da entidade EXISTIR Sr. Domingos Sávio Timbó, do presidente da FCF Dr. Mauro Carmélio, dos clubes Ceará Sporting Club, Fortaleza Esporte Clube e da APCDEC.

Portanto, a FCF e o Sr. Presidente Dr. Mauro Carmélio fazem um gol de placa, e quem agradecem são as crianças portadoras da síndrome de Down.

A troca das latas de leite em pó pelo ingresso (1.000 ingressos) será a partir das 10 horas desta sexta-feira (19/03/10) na sede da APCDEC - Rua Paulino Nogueira n° 77-A Benfica - Fortaleza - CE.

CBF cobra cidades sobre cronograma de obras para a Copa de 2014

Ricardo Teixeira ameaça punir adiamentos sem justificativas

São Paulo (SP) – O atraso no cronograma de obras das cidades-sede da Copa de 2014 tem deixado o presidente da CBF e do Comitê Organizador Local (COL), Ricardo Teixeira, preocupado.  A informação foi dada pelo jornal “O Globo” e segundo o diário, Teixeira enviou um comunicado para os comitês locais, cobrando explicações. Além de querer saber os motivos, ele teria ameaçado punir aquelas sedes que não se explicarem.

As cidades precisam iniciar a obras até o dia 3 de maio e o comunicado alertou sobre isso e ainda ressaltou que o COL e a Fifa estarão atentos aos acontecimentos.

“As cidades que já iniciaram suas obras não precisam apresentar nenhuma resposta. O silêncio de qualquer cidade após o prazo será sumariamente interpretado como declaração de que as obras já tiveram início, o que, caso não seja verdadeiro, a Fifa e o Comitê Organizador Local poderão tomar medidas cabíveis para a cidade omissa”, afirma.

Fonte: Globo.com

A história da Copas contada pelas bolas

Exposição em Taubaté-SP mostra as bolas do Mundial, inclusive a da África em 2010

São Paulo (SP) – Um pouco da história das últimas dez edições da Copa do Mundo através o principal instrumento do esporte: as bolas oficiais de cada competição. Este é o tema de uma exposição que começa nesta terça-feira, dia 2 e prossegue até dia 5, no Shopping Taubaté, no interior de São Paulo, com entrada franca.

A exposição “As Bolas das Copas do Mundo Fifa: 1970 – 2010″, foi idealizada pela Adidas, e traz detalhes sobre o que cada bola representou para cada época. A bola oficial da Copa de 2010, que será realizada em junho na África do Sul, é composta de onze cores, em homenagem aos onze dialetos sul-africanos e aos onze jogadores da seleção do país.

Fonte: WWW.copa2014.org.br

Investimento luso pode acontecer em estádio no Ceará

Construtora  estará ao lado de empresas nacionais

São Paulo (SP) – A reforma do estádio do Castelão, em Fortaleza (CE), para a Copa de 2014 poderá ter investimento português. A construtora lusitana Somague entrou em um consórcio para disputar a licitação das obras no local, avaliada em R$ 500 milhões.  A informação é do Diário Econômico.

Segundo uma fonte oficial, a participação da Somague neste grupo, que integra ainda as empresas brasileiras Carioca Engenharia e Fujita, é de 40%. Para ela, “a participação é relevante, especialmente em razão da experiência na construção de infraestruturas desportivas deste tipo”. A Somague é responsável pela construção de cinco dos dez estádios para a Euro 2004, como os da Luz e do Dragão.

O prazo para as licitações deveria terminar em 1º de março, mas, em sete dos 12 estádios (incluindo o de Fortaleza), os cronogramas estão atrasados. A demora já suscitou a preocupação da FIFA, que quer todas as infraestruturas concluídas em dezembro de 2012.

Fonte: Brasil Econômico

Em clima de Copa, livraria de SP monta seleção temática sobre o futebol

Novidade quer deixar os fãs afiados

Já em clima de Copa do Mundo, uma livraria da capital paulista decidiu inovar e deixar os paulistanos afiados sobre a paixão do brasileiro: o futebol. Para isso, a livraria Nobel da Rua Maria Antônia, no bairro Vila Buarque, disponibilizou uma banca temática com 50 títulos sobre o esporte. O autor da ideia futebolística foi o gerente da loja, Luiz Fazzilani

Tem para todos os gostos. Livros com reportagens, fotografias, entre outros assuntos dedicados ao futebol. Entre os procurados estão o livro Pelé 70, da Editora Realejo e organização de José Luiz Tahan, que possui dez capas diferentes.

A pedida também fica por conta de duas obras recentemente lançadas pela Editora Contexto: As Melhores Seleções Brasileiras de Todos os Tempos, de Milton Leite, e As Melhores Seleções Estrangeiras de Todos os Tempos, de Mauro Beting.

O centenário do Corinthians também não ficou de fora. O livro Timão 100 Anos – 100 jogos, 100 ídolos, de Celso Unzelte, lançado pela Gutenberg, é um dos títulos que podem ser encontrados facilmente sobre o clube.

Ao amantes do esporte e da fotografia, a dica é Pacambu (DBA), de Thomaz Farkas e Futebol sem Fronteiras – Retratos da Bola ao Redor do Mundo, de Caio Vilela, da editora Panda Books.

Com informações do site Copa 2014

Construção civil é o setor que mais deve contratar com os grandes eventos esportivos brasileiros

Oportunidades de emprego também aumentarão em habitação, turismo e telecomunicações até 2015.

Um estudo divulgado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) levantou os setores que mais devem contratar com a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016. O setor que mais deve contratar é a construção civil, com as carreiras de marcenaria, construção em alvenaria, eletricidade predial e aplicação de revestimento mecânico.

Segundo a pesquisa, a injeção de crescimento profissional na construção civil deverá ocorrer de forma homogênea no Brasil, principalmente nas capitais que sediarão os jogos. Outro fator para essa expansão no setor está ligado à retomada dos investimentos públicos e privados em obras de infraestrutura urbana.

O setor de telecomunicações também apresentará crescimento relevante com os grandes eventos esportivos brasileiros. A principal razão para isso é a adequação dos serviços de telefonia e internet exigida pela Federação Internacional de Futebol – FIFA. Deverão ser investidos no setor o valor de R$ 20 bilhões.

Entre outros setores que deverão aumentas suas oportunidades de emprego estão o de habitação, infraestrutura, turismo, confecções e o próprio mercado de trabalho esportivo.

Divulgadas propostas de consórcio para estádio do MT para Copa de 2014

Menor valor apresentado reduz em 15% o custo da Arena Multiuso Novo Verdão

Foram divulgadas nesta quarta-feira (10/03), na sede da Secretaria de Infraestrutura do Mato Grosso – Sinfra –, as propostas dos concorrentes para a construção da Arena Multiuso Novo Verdão, que receberá os jogos da Copa de 2014 em Cuiabá. O consórcio das construtoras Santa Bárbara e Mendes Júnior apresentou o menor preço global para a obra: R$ 342 milhões. O valor diminuiu em 15% o teto dos R$ 405 milhões propostos inicialmente no edital.

De acordo Dirceu Sossai, representante da construtora Santa Bárbara/Mendes Júnior, 80% dos contratados serão para a mão de obra local, sendo que, primeiramente, serão contratados entre 500 a 1.000 profissionais. Já para os serviços especializados, Sossai disse que serão empregados profissionais de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Distrito Federal.

Concorrência

O próximo passo do processo licitatório será de conferência dos cálculos e análise técnica, que levará de três a cinco dias. Em seguida, os concorrentes terão até cinco dias úteis para recorrer da decisão. Depois, a próxima etapa será a adequação orçamentária e a homologação da licitação.

Confira o ranking classificatório dos consórcios:

1º – Santa Bárbara/Mendes Júnior – R$ 342.060.007,96

2º – Kallas/Usiminas – R$ 348.800.078,75

3º – Pantanal – R$ 349.895.866,12

4º – Contern/Viero – R$ 357.793.527,47

5º – Construcap/Convap – R$ 369.740.472,86

Porto Alegre (RS) recebe aprovação de obras para a Copa de 2014

Seis das sete obras foram aprovadas pelo governo. Anúncio foi feito por José Fortunati, secretário extraordinário do mundial.

Nesta última segunda (8/3), o governo federal aprovou seis das sete obras para o mundial enviadas pela prefeitura de Porto Alegre (RS). O anúncio foi feito pelo secretário extraordinário da Copa de 2014, José Fortunati, durante a segunda rodada de discussões sobre projetos do PAC da Mobilidade Urbana, que prevê para a cidade financiamentos de R$368,6 milhões.

A estimativa do valor para as obras na capital gaúcha é de R$ 130,2 milhões. Na relação de ações que vão receber o financiamento foram incluídas algumas mudanças como o prolongamento da avenida Severo Dullius; a duplicação de um trecho da rua Voluntários da Pátria; a construção de uma elevada que deve ajudar na solução do problema do “X” da Rodoviária; a implantação do Bus Rapid Transit (BRT) na avenida Bento Gonçalves, a duplicação do quarto trecho da avenida Edvaldo Pereira Paiva e de viadutos na Terceira Perimetral sobre a Cristóvão Colombo e a Anita Garibaldi.

Até o momento, não foi incluída a implantação das ciclovias. De acordo com José Fortunati, o governo federal abriu a possibilidade de inseri-las quando forem debatidas questões ambientais para a iniciativa, mas a ação não foi autorizada para nenhuma cidade brasileira.

Campo móvel na savana africana

Pepsi desenvolve filme sobre futebol na África como ferramenta de marketing

A Pepsi Cola criou uma campanha para aproveitar a Copa de 2010 na África do Sul com o objetivo de aumentar suas vendas entre os fãs do futebol. Para isso, lançou um filme com destaques do futebol, como Kaká, Thierry Henry, Lionel Messi, Frank Lampard, Didier Drogba e Andrei Arshavin. Os craques contracenam com africanos em uma partida de futebol em plena savana, com um campo móvel.

O filme, que pode ser acessado em www.youtube.com/PepsiFootball, é uma ferramenta de marketing para minar o patrocínio oficial da Coca Cola à Copa de 2010. O curioso, é que a Pepsi não cita a palavra Copa, o ano de 2010 ou o nome do país sede do mundial neste ano nesta produção milionária.

Gualber Calado faz palestra no 1 Franchising Nordeste - Recife 2009